Reflexão

A Personalidade do Líder Permeia a Organização – A Mudança Começa em Mim



A história tem muito a nos contar sobre um povo e suas realizações, sendo que os povos, em geral, costumam manter sua orientação inicial.

No caso de Israel, sempre que teve um líder temente a Deus, seguiu suas orientações e foi bem sucedido. Por outro lado, sempre que teve lideres que não seguiam as orientações divinas, sofriam eles e todo o povo.

É certo que o povo sofria porque também desrespeitava a Deus, pois ao lermos os relatos bíblicos, observamos que o povo seguia aquilo que o rei fazia. Observamos, então, que o povo segue a orientação daquele que é soberano sobre ele.

Do ponto de vista espiritual é como se houvesse um tipo especifico de domínio espiritual sobre aquele líder e, por conseguinte, sobre o povo.

Isto ocorre ainda hoje em todo o mundo. Vejamos os Estados Unidos, por exemplo. Ele foi formado por colonizadores que se mudaram para lá em busca de uma vida melhor numa terra de oportunidades. Foram para lá todo tipo de pessoas, mas também muitos cristãos perseguidos em busca de uma terra em que houvesse liberdade de culto.

Para cumprir o seu propósito, se espalharam por todos os lugares da nova terra com uma grande sede de conquistar e vencer. Vemos toda a corrida pela povoação do oeste americano e a conquista dos espaços. Tudo que ganham naquela terra é direcionado para investir ali mesmo.

Até hoje este pais mantém esta orientação, pois está presente culturalmente em todos os lugares e sua moeda, o dólar, é usada no comércio internacional.

Esta cultura, ou forma de agir, está impregnada naquele povo de uma forma tão forte, que podemos dizer que há algo superior a eles que os orienta e dirige.

Por outro lado, quando observamos nosso Brasil, ele foi formado por pessoas que tinham interesse em ganhar mais, ampliar suas posses e domínio.

Desde o inicio da nossa colonização o objetivo foi retirar as riquezas da terra e enviar a outros, empobrecendo o país. As pessoas foram enviadas à força para cá no início da colonização. Eram pessoas indesejadas no país de origem, enviadas a um lugar de onde não podiam fugir. Acrescentaram-se a estes os negros africanos, escravizados para que pudessem auxiliar na exploração do novo espaço.

Esta cultura está tão impregnada no nosso povo, que observamos em boa parte dele o desejo de querer para si o que é dos outros, tirar vantagem, levar o que não é seu.

Numa viagem a serviço para o Rio de Janeiro, estava no meio do trânsito e fiquei batendo papo com o taxista a respeito do Brasil. Ao final ele arrematou com esta frase:

— A solução para o Brasil é cobrir e descobrir de novo! E por um povo diferente, quem sabe os Holandeses, Franceses ou Alemães – disse ele.

Dei risada pelo trocadilho, que na verdade ilustra muito bem este assunto.

Portanto, ao observarmos um grupo de pessoas, seja uma sociedade, seja um país, seja uma religião, podemos entender o que move aquele grupo de pessoas.

Grupos em que o objetivo é enriquecer o líder, outros em que o objetivo é matar pessoas e outros em que é fazer o bem.

Cobrir e descobrir um país ou um povo não dá, mas é possível mudar a autoridade que está sobre você.

É por isto que Jesus disse que seu Reino não é deste mundo, e que os participantes do Seu Reino também não o são. O Reino de Cristo é eterno e baseado no amor e todos que são dele devem ser como ele.

Deus Pai, num gesto de profundo amor pelo gênero humano, enviou seu único filho para morrer, nos resgatar e estabelecer um Reino de fé e de amor.

Crença na Sua morte por nós e exercício do mesmo amor, a ponto de resumir tudo que já havia sido escrito em dois mandamentos centrados no amor e ainda acrescer que devemos amar nossos inimigos.

A única forma de não sermos dirigidos por qualquer tipo de orientação física e espiritual que não provém de Deus, é nos tornarmos participantes do Seu Reino e vivermos de acordo com sua orientação, direção e governo.

PARA EXERCITAR

Sob qual domínio tenho vivido?
O que posso fazer para mudar minha situação?


 Luiz Antonio Luize

ICHTUS
Ajudando Você a Crescer

 


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.