Reflexão

Discípulo Verdadeiro




Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; (João 8:31 ARA)

Eu sempre me esforcei para ser um homem zeloso pela Palavra de Deus, desde que conheci a Jesus Cristo, muito antes de pensar em ser pastor. Mas nem todo mundo é assim, portanto vale um alerta para todos nós.

Quem ensina deve ter em mente que também é ou deve ser discípulo do Mestre Divino, o Senhor Jesus. Quem é ensinado, precisa diferenciar o que é Palavra de Deus do que é outra coisa. Pouco importa se parece certo ou errado, se é opinião pessoal ou costume coletivo, se é cultural ou de época. O primeiro critério a ser empregado é discernir se é da Palavra de Deus ou não. Refiro-me ao que a Bíblia diz claramente, sem questões de compatibilidade, sem necessidade de interpretações teológicas ou contextuais complexas. A Bíblia manda amar, então ame. Manda perdoar, então perdoe até perder a conta. Manda andar a segunda milha, então ande até mais.

Hoje se fala muito mais em discipulado do que na época de minha conversão, e isso certamente é muito bom. Mas também não significa que necessariamente estejamos retornando às bases corretas de tudo e acertando tudo que estava defasado. Este texto é muito claro: não é uma questão de salvação, mas de sujeição. Para ser salvo basta crer em Jesus e confessá-lo, isso é bem claro. Mas para ser discípulo, é indispensável permanecer na Sua Palavra e essa é a Bíblia. Nem o fato de ser um pastor ou ter ministério relevante estabelecido fará de mim um discípulo, se algo estiver acima da Palavra de Deus em minha vida.

Quero aqui evadir de discutir a questão da tradução da Biblia, que tem sido foco de discussões mais recentes por conta de questões de interpretação. Minha posição neste assunto é muito simples: aprenda tudo que puder e seja fiel até onde aprender. Se você for convencido que a versão A ou B está melhor traduzida, mude e seja fiel. O que importa é que creiamos que a Bíblia é a Palavra de Deus e que será nosso norte, nosso sul, nossa bússola. Isso é ser discípulo.

“Pai, é maravilhoso Te conhecer e Te obedecer. Ensina-me a ter Tua Palavra, dita na Bíblia, como única fonte para minhas convicções e decisões.”

Mário Fernandez

ICHTUS.com.br é organizado e publicado por Vinicios Torres e Mário Fernandez e tem o propósito de servir à edificação do Povo de Deus. Enfatiza a fidelidade aos princípios da Palavra de Deus e o compromisso de capacitar-se pelo poder do Espírito Santo a fazer diferença na comunidade onde vive. ICHTUS não tem vinculação denominacional.
Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.