Reflexão

Frutos do Espírito – Reações



Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. (Gálatas 5:22-23)

Dos frutos que são apresentados textualmente neste versículo tão conhecido, gosto de entender que alguns nos qualificam para agir, enquanto outros nos ajudam a reagir. Note que paciência, amabilidade, mansidão e domínio próprio tem muito mais a ver com reagir do que com agir. Quando falo em reagir falo naquele momento espontâneo, imprevisto e sem tempo de preparo.

Olhando por este prisma, não precisamos, nem devemos, estabelecer uma doutrina, mas podemos meditar em como nos comportamos. Se reagirmos de maneira paciente, demonstraremos o fruto do Espírito, por exemplo. No nosso cotidiano, haja paciência. É preciso exercitar paciência para agir, mas muito mais necessário para reagir.

Talvez o mais saliente de todos os frutos seja o domínio próprio, que se faltar nos faz presenciar cenas de explosão emocional, gritaria, agressividade, palavras pesadas ou coisas piores. Quanto dissabor, quanto amargor, quanta mágoa semeada, quanta encrenca, quanto perdão para ser buscado depois. Poderia ser evitado cultivando um fruto espiritual que nos capacita a reagir.

Produzir fruto é algo que implica em investir, semear, adubar, regar, cuidar, espantar predadores e tudo mais. É assim numa árvore, é assim no nosso espiritual. Temos de desenvolver estes frutos mesmo que isso nos custe algo. Os frutos que chamo de reação são aqueles evidenciados na hora de reagir, sem ensaio – eles precisam estar prontos para serem usados.

Eu tenho convicção de que se todo homem temente a Deus se esforçar pode desenvolver estes dons independentemente de seu temperamento natural, que, obviamente, precisa ser respeitado e vai influenciar no quanto ele terá manifestação de uma reação mansa e amável. Para alguns é moleza. Para outros, misericórdia. Mas todos podem conseguir, eu creio nisso.

“Senhor, obrigado por me ensinar que preciso ser Teu para agir mas também para reagir. Ensina-me e fortalece-me para que eu reaja de maneira que Te glorifique em todas as situações.”

Mário Fernandez


Queremos servir ao povo de Deus de língua portuguesa, oferecendo um serviço que possa Edificar o Povo de Deus na Internet.

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.