Reflexão

Liderando Com o Coração II



Quando ouvi isso, eu me sentei e chorei. Durante alguns dias, eu fiquei chorando e não comi nada. E fiz a Deus esta oração: (Neemias 1:4)

Ao saber das necessidades do seu povo, em Judá, e da situação da cidade, seu coração foi compungido a confessar o pecado do povo que levou a nação a este estado.

Neemias sabia quem era e que recursos tinha. Sabia que não tinha em si mesmo os recursos necessários para mudar a situação. Mas sabia que Deus tinha. E sabia que Deus é misericordioso para perdoar e restaurar o contrito.

Estes dias de quebrantamento, jejum e oração foram importantes para a preparação de Neemias para que ele se tornasse o líder que foi. Esse tempo ajudou-o a identificar as causas da situação e buscar em Deus a solução para elas. Com certeza, nestes dias de comunhão com Deus ele se concentrou muito em entender o cenário e buscou a Deus orientação para o que deveria ser feito. Neste tempo, começou a nascer uma ideia, uma estratégia para solucionar o problema que agora ele via como seu, a ponto de se sacrificar para buscar em Deus a solução.

Não vemos aqui um líder afoito, apressado. Não vemos um líder descontrolado emocionalmente. Não vemos alguém que sai fazendo as coisas sem pensar. Ao contrário disso, identificamos em Neemias a pessoa que dá o tempo necessário para que a visão da necessidade trabalhe o seu interior e crie dentro dele a convicção que será necessária para permanecer firme no propósito que está vislumbrando.

Não vemos aqui um líder que foge do desafio. Seria fácil para ele simplesmente dizer “que pena que nossos parentes estão passando por isso” e voltar a servir ao rei. Ele abraçou a causa e permaneceu com ela, permitindo que seus sentimentos se misturassem com ela.

Não vemos aqui um líder autossuficiente, que acha que pode tudo. A passagem diz que Neemias “fez esta oração”. Em todo o livro da sua história você verá que ele repetidamente busca a Deus em oração. A consciência de si mesmo o levou a buscar a Deus e pedir a Sua bênção para cada passo dado.

Nós também temos, da mesma maneira que Neemias, nos conscientizar que sem a mão poderosa de Deus a nos ajudar não seremos capazes de nos tornar plenamente aquilo que Ele nos criou para ser e fazer.

O verdadeiro desafio da liderança deve primeiro ser vencido na presença de Deus. Depois é só ir tornar realidade aquilo que foi conquistado em oração.

Senhor, ajuda-nos a compreender que a verdadeira liderança virá da Tua visão implantada em nós e da Tua força agindo em nós.

Vinicios Torres


Edificando o Povo de Deus pela Internet
Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.