Reflexão

Liderando Com o Coração – Consagrando o Projeto a Deus



Então se dispôs Eliasibe, o sumo sacerdote, com os sacerdotes, seus irmãos, e reedificaram a Porta das Ovelhas; consagraram-na, assentaram-lhe as portas e continuaram a reconstrução até a Torre dos Cem e à Torre de Hananel. (Neemias 3:1)

Após o desafio de Neemias, ele registra que os primeiros a se engajarem na tarefa foram o sumo sacerdote e os seus companheiros de ministério, os sacerdotes. O texto diz que eles reconstruíram os muros que davam sustentação à Porta das Ovelhas. Quando você lê sobre portas de cidade na Bíblia, tenha em mente que são grandes portões e não portas como as de nossas casas hoje. Ou seja, era um trabalho grande e pesado.

Então eles fazem algo muito interessante: assim que acabaram de construir a parte do muro com a abertura para a instalação das portas eles a consagram.

Consagrar é dedicar à santidade, separar para o propósito de servir a Deus. Este foi o primeiro esforço da reconstrução e ele foi dedicado a Deus. Com isso, Neemias e os sacerdotes estavam praticando o mandamento de oferecer as primícias, os primeiros frutos da sua colheita ou os primeiros resultados do seu trabalho (Deuteronômio 18:4; Provérbios 3:4).

Outro aspecto interessante é que a reconstrução começou por esta porta que era a porta usada para a entrada dos animais para o sacrifício no templo.

Estes dois aspectos demonstram a centralidade de Deus no projeto de Neemias pois começou pela porta que viabilizaria a restauração da comunhão do povo com Deus.

Não existe projeto (ou tarefa) pequeno demais que não deva ser consagrado ao Senhor. Tudo o que Ele colocar em seu coração para fazer deve ser colocado diante dele como oferta desde o seu início. O apóstolo Paulo reiterou esta ideia ao afirmar “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:17)

É função do líder, dar o tom do projeto. Se ele entrega a Deus o projeto, os seguidores também o farão e terão uma atitude; se ele não o faz, os seguidores entenderão que o projeto é só dele e terão outra atitude.

Quando você começa um projeto você pensa nestes detalhes? Começa por aquilo que glorifica a Deus? Entrega o projeto, a sua execução e os resultados a Deus?

Senhor, perdoa-me, pois no meu dia a dia eu faço as coisas como se não precisasse de Ti. Ajuda-me a compreender que fui criado para te glorificar.

Vinicios Torres


Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.