Reflexão

Novidade de Vida – Peneira



Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. (Lucas 22:31-32)

Em um determinando evento em que eu estava servindo, um homem comentou “nessa turma parece que todos têm histórias cabeludas para contar“. Confesso que, no momento, o comentário me soou antipático ou crítico, mas com graça e favor de Deus pude entendê-lo melhor. Ele estava comentando sobre o fato de todos nós termos sido duramente provados na vida, com perdas, dores, decepções, doenças, etc. Uma vida em novidade vai ser peneirada.

O que significa peneirar? Por que Satanás vai querer peneirar um discípulo? Soa aos meus ouvidos como algo doloroso, forçado. Peneirar, tecnicamente falando, é colocar alguma coisa à prova através de uma medida previamente definida mas não creio que isso seja fisicamente falando. Com base na intercessão que Jesus afirmou ter feito (que a fé não desfalecesse) deve ser algo de alma, algo relacionado à fé. Se assim for, poderia ser algo parecido com o que aconteceu no dia da crucificação, tendo Pedro sido provado ao dizerem que ele era seguidor de Jesus. Tem uma canção (já ficando antiga) que começa dizendo “cada vez que a minha fé é provada, Tu me dás a chance de crescer um pouco mais”. Isso para mim é peneira, como as “histórias cabeludas”.

Pensando por esta linha, tudo que potencialmente pode abalar a nossa fé pode ser encarado como peneiramento de Satanás: decepção com a liderança, enfermidade, crise financeira, falta de reconhecimento no ministério, traição, problemas amorosos, falsas amizades, desemprego, humilhação, fracassos – é uma lista interminável. Tudo isso causa feridas de alma, tira nosso foco, deixa-nos com o vigor comprometido e consequentemente nossa fé pode ser abalada. É natural, mas talvez seja justamente este o problema, pois devemos aprender a andar no sobrenatural, deixando o natural para trás. Ainda que nossa carne clame por um palavrão, devemos louvar. Ainda que nosso ego implore por uma “briguinha” devemos amar. Isso, meu querido leitor, é passar na peneira ileso.

Será que somente Jesus poderia ter intercedido por Pedro? Naquele momento e para aquela situação eu creio que sim, mas devemos admitir que hoje todos nós somos peneirados de alguma forma. Eu, pelo menos, me sinto frequentemente peneirado. MAS tenho pessoas que intercedem por mim e isso faz TODA A DIFERENÇA. Há poucas semanas orei com um irmão precioso que pediu ajuda pois sua carreira profissional estava desafiando sua paciência. Frequentemente pessoas me procuram pedindo oração. Estabelecemos aliança entre nós, os líderes, no sentido de cobrir as vidas uns dos outros em oração. Ainda estamos muito longe da perfeição, mas temos feito algo.

Nosso desafio, meu querido, é descobrir quem está sendo peneirado e em que área, para rogar para que sua fé não desfaleça, agindo assim como verdadeiros imitadores de Jesus Cristo.

Senhor, me perdoa por perder o foco no momento em que sou peneirado. Ensina-me a viver andando por fé e não permitindo que as provas sejam peneiras que me reprovem, mas ao contrário, que me fortalecem.

Mário Fernandez


Uma Parceria Diária com Deus
Edificando o Povo de Deus pela Internet


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.