Reflexão

O Noivo - A Noiva de Cristo



“Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,” (Efésios 5:25,26)

Num casamento os dois personagens principais são a noiva e o noivo, variando em importância e glamour de cultura para cultura. Aqui no Brasil, pelo menos por onde eu tenho ido e testemunhado, a noiva sempre chama mais atenção com entrada, vestido, daminhas, flores, bouquê, etc. Embora que casamento com noiva vestida de branco tem sido cada vez mais escasso… Mas nas bodas do Cordeiro, será diferente - noivo é quem brilha e quem terá toda atenção.

Talvez para algumas pessoas, e me refiro principalmente dentro das nossas congregações locais, a figura do noivo se dissipou. Temos um Jesus no presépio, temos o homem da cruz, temos o personagem histórico que está mais para andarilho de Israel, temos aquele cujo nome serve de ponto para nossas orações (as vezes vírgula), temos algumas músicas falando Dele (cada vez menos inclusive, antes que me esqueça). Mas este não é o noivo.

O noivo deu a vida pela noiva de forma voluntária e dolorosa, não foi algo nem fácil de fazer nem simples de entender. Se tem uma coisa que Jesus não é mais é o homem da cruz, pois venceu a morte - embora tenha passado pela cruz. Ele não é a virgula de nossas orações, Ele é o Alpha e o Omega, o princípio e o fim. O casamento dos nossos dias nasce com a possibilidade “direito assegurado” de desfazer se não der certo, mesmo com motivo fútil. O noivo de hoje olha para a noiva como sua futura ex-esposa com grande naturalidade. Não raras vezes já nem é a primeira noiva de sua vida. O Cordeiro não é assim, Ele deu a vida por essa noiva e fará de tudo por ela.

Não podemos deixar de lembrar quem é O noivo. Faça uma pequena pausa e leia Filipenses 2:6-11 para saber de quem estamos falando.

“que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.”

Simplesmente o Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, diante do qual todo joelho se dobrará - inclusive o da noiva. Curvar-se representa submissão, sujeição, obediência, respeito, reverência, humilhação, comfiança. Meu querido, cabe sim à noiva do Cordeiro se curvar de joelhos diante Dele. Deve a vida a Ele que se entregou por ela. Foi preciso que Ele morresse para garantir o casamento, então Ele morreu.

Saber quem é o noivo muda o comportamento da noiva, com certeza. Meus filhos, a esta altura, ainda são solteiros, mas ambos são adultos. Ensinei-os durante toda vida sobre a seriedade e importância do casamento. Testemunharam familias se formando e desmoronando e em cada oportunidade que tive, procurei esclarecer como as coisas realmente são e como devem ser. Se a igreja de nossos dias atentar aos ensinos de tantos anos, será uma noiva melhor, pois não merece nem de perto o noivo q quem ela foi prometida - Ele está num padrão muito muito acima do que jamais poderá ser alcançado. Acordemos para isso.

“Senhor, me ajuda a entender a superioridade do Noivo e conduzir minha vida de forma adequada, recíproca e respeitosa. Nunca poderei pagar ou compensar o amor que Ele teve por mim, morrendo em meu lugar - mas tem muito que devo fazer.“

Mário Fernandez
Pr Mário Fernandez vive em Curitiba desde 1994, onde desempenha seu ministério local com ensino, liderando células, discipulando homens e ministrando a Palavra. 

ICHTUS 

 


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.