Reflexão

Ouvindo a Voz de Deus II



Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. (Mateus 5:23-24)

Muitas vezes não queremos reconhecer a voz de Deus na nossa vida, pois ela vem em situações as mais estranhas. Ele muitas vezes usa a voz da consciência para falar conosco. A consciência é aquela voz interior que nos avisa que estamos errados, em perigo de tomar uma decisão errada ou a ponto de realizar algo prejudicial. Infelizmente, o sistema mundano tende a tirar-nos a sensibilidade à nossa consciência e, com isso, perdemos a sensibilidade de ouvir Deus em muitas circunstâncias.

A passagem bíblica acima demonstra a situação: o sujeito está vivendo a vida normalmente e em um dado momento sua consciência se desperta e ele percebe que algo não está bem. Neste caso, a pessoa tem a oportunidade de decidir o que fará com este sentimento. Ele pode reconhecer aquele pensamento/sentimento como sendo a voz de Deus a dirigi-lo ao arrependimento, à confissão e ao acerto, ou pode recusar-se a dar-lhe atenção.

Interessante que a passagem diz que a pessoa, sensibilizada, interrompe o que está fazendo, pois a sua atitude não está compatível com as suas ações, e vai acertar o que for necessário. Só daí, com o coração purificado e mente alinhada, ele pode dar continuidade à oferta que está fazendo.

Aquele que percebe Deus falando pela sua consciência e toma atitudes de acordo com ela se tornará cada vez mais sensível a ela. Será cada vez mais fácil reconhecer Deus falando se você obedecê-lo. Mas o contrário também é verdadeiro. Paulo fala a Timóteo que a consciência do homem pode ser cauterizada, ou endurecida (1 Timóteo 4:1-2). Isso acontece com aqueles que, ouvindo Deus falar pela sua consciência não agem de acordo com ela, tornam-se hipócritas, agem de um jeito mas em seus corações pensam de outra maneira e se tornam enganadores, primeiro de si mesmo depois dos outros.

“Senhor, ajuda-me a perceber a Tua voz em minha consciência. Que eu me torne exemplo de obedecer-Te.”

Vinicios Torres

Queremos servir ao povo de Deus de língua portuguesa, oferecendo um serviço que possa Edificar o Povo de Deus na Internet.

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.