Reflexão

Sem Entender



Eis que um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalém, (Atos 8:27 ARA)

Recebi o comentário de um leitor alguns dias atrás e duas coisas neste texto, citado por ele, me chamaram a atenção. Primeiro, que um etíope estava em Jerusalém adorando; segundo, ele não compreendia o que lia. Agradeço ao irmão por me permitir aprender com este texto, seu toque foi instrumento de Deus.

O fato de um estrangeiro ter vindo adorar em Jerusalém pode ser mero sincretismo. Ou não, pode ser que ele fosse convertido. Não sabemos, pelo menos até este versículo. Mas o fato é que ele veio e com isso pôde ser abençoado por Filipe, instrumento de Deus para vida dele. Estava no lugar certo, na hora certa.

Mas o que realmente me desperta interesse e curiosidade é que mesmo assim ele não entendia o que lia. Certamente era alfabetizado, pois estava lendo. Compreendia o idioma, pois estava lendo. Por que motivo não entendia então? Isso me arremeteu a pessoas que, às vezes, sentam ao meu lado nos cultos de celebração e nas células. São pessoas que sabem ler, que compreendem leem. Se falta entendimento falta revelação, que vai além da mera informação e da leitura, vai além de decorar e vai além de saber o que está escrito. É vida sobre a letra morta, fluindo do Espírito de Deus.

Creio sinceramente que, como diz um pastor da minha cidade, a revelação de Deus vem sobre a informação, ou seja, quem nem leu não recebe revelação. O etíope leu, Filipe ajudou a entender, o Espírito Santo trouxe revelação. Meu querido, faça sua parte para ser abençoado. Não entender nada não é desculpa para não ler, pois nunca vi Deus ler para ninguém. Depois que a Biblia foi escrita, temos a revelação de Deus ali para ser extraída, mas sem uma leitura profunda e sistemática… Sem chance.

Quero te incentivar a fazer como eu e meus discípulos, lendo diariamente (não menos do que diariamente) as Escrituras. Leia muito ou leia pouco mas leia todos os dias. Deus em algum momento trará revelação.

“Pai, sou grato por que o Senhor não nos desampara nem quebra Tuas promessas. Há de ter revelação para os que meditarem na Tua Palavra de dia e de noite. Eu te agradeço e confio nisso.”

Mário Fernandez

CHTUS, vem do grego ixtus, que significa peixe. Era o símbolo dos cristãos primitivos perseguidos pelo poder romano. As letras eram as iniciais das palavras Iesus Xristos Theos Huios Sopter (Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador).

Queremos servir ao povo de Deus de língua portuguesa, oferecendo um serviço que possa Edificar o Povo de Deus na Internet.

Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.