Reflexão

Tempo de descansar



E nesse dia descansou. Genesis 2:2

Não sei bem em que você trabalha, mas todos, de alguma forma, trabalhamos. Para uns o trabalho é físico e no final do dia sentimos um esgotamento que pede um bom repouso. Outros trabalham horas a fio na frente de um computador e depois de um tempo os olhos pedem descanso. Outros cuidam de gente -- crianças, jovens, idosos, recém-nascidos, pessoas doentes... Sem esquecer as mães, com a sua nobre dedicação aos filhos que correm e falam sem parar; e no final do dia elas anseiam por um pouco de silêncio e uma xícara de chá, que vão tomando devagarinho, olhar distante e o corpo esticado num sofá, pedindo descanso.

O descanso é bom. É necessário. É fundamental para uma vida boa, digna e saudável.

O descanso vem de Deus. É uma dádiva de Deus. Aliás, Deus mesmo descansa e nos mostra como fazer isso. Quanto abrimos a Bíblia vemos o relato da criação no seu início (Gênesis 1:1--2:3). Lá Deus aparece como um incansável e produtivo trabalhador. A cada dia ele enfrenta uma tarefa nova e assim a humanidade vai surgindo. Ela é fruto da ação de Deus. É produto do trabalho dele. E ao final de cada dia Deus, por assim dizer, descansa. Ele olha para o que fez, celebra o seu trabalho e descansa. Assim um dia se encaminha para o outro dia, até que no sexto dia, concluído o seu trabalho, ele anuncia um dia de descanso: “E nesse dia descansou.”

É bom ouvir que o próprio Deus descansa. Ele separa um dia inteiro para isso. Ele o abençoa e santifica. Coloca nesse dia a sua marca e o faz como um convite para o reconhecimento e a celebração de quem Deus é e do que ele faz. E então ele descansa. Separa um tempo para não fazer – apenas descansar! É até difícil imaginar Deus fazendo nada, não é? Aliás, às vezes é até difícil imaginar nós mesmos não fazendo nada; sempre acabamos inventando alguma coisa, algo que nos distraia e nos canse, e acabamos vivendo de cansaço em cansaço. Precisamos aprender com Deus.

No descanso nós reconhecemos quem Deus é e O adoramos.
No descanso nós celebramos o nosso trabalho.
No descanso nós não fazemos nada.

Você já aprendeu a descansar?

Valdir Steuernagel


Veja mais Reflexão

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.