Câmara Municipal concede Título Honorário ao Pastor Vivaldino Nunes Cabral
06-04-2004 18:35

CÂMARA MUNICIPAL CONCEDE TÍTULO HONORÁRIO
AO PASTOR VIVALDINO NUNES CABRAL
Foi concedido, no último dia 30 de março, pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais, o título de Cidadão Honorário ao Pastor Vivaldino Nunes Cabral, por indicação do vereador Marcos da Vidofer, em cumprimento a Lei nº 512/2003. As contribuições, que já foram somadas ao município ao longo de sua vida, fizeram com que o plenário do Legislativo ficasse lotado por parentes, amigos e evangélicos, que compareceram para prestigiar o homenageado.
Conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Cezar Franco, a solenidade contou também com as presenças de autoridades municipais e dos vereadores Marcos da Vidofer, orador oficial do evento, Carlos de Castro, Auro Luis e Nedson Karam, além da vereadora Danimar Cristina. Representando o prefeito Luiz Carlos Setim, estava o chefe de Gabinete do Executivo, Giovani de Souza.
Durante o evento, muitos foram os momentos de emoção, principalmente quando da apresentação do Coral Harmonia Pentecostal e por ocasião do discurso do vereador Marcos da Vidofer, que fez uma retrospectiva da vida do Pastor Vivaldino.
Nascido em 1929 na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, Vivaldino Nunes Cabral é filho de agricultores e começou a trabalhar desde criança na lavoura, como seus pais e irmãos. Mais tarde, aos seus 19 anos, entrou para o ramo da indústria moveleira. Também passou pelo cultivo de erva-mate em 1949 e representação comercial de calçados, percorrendo todos os estados da região Sul.
Casou-se em Dois Vizinhos, PR, com Adele Rosseti em 1955, sendo o 5º casamento realizado na região. Em 1956 resolveu iniciar-se no comércio, abrindo uma pequena mercearia no centro da cidade de Erechim, a qual deixava aos cuidados de Adele, enquanto ainda trabalhava na Ervateira.
Certa oportunidade, quando se encontrava em São Miguel do Oeste, SC, fazendo a representação comercial de sapatos, soube que a prefeitura local iria realizar uma concorrência pública para contratar serviços de calçamento da cidade. Não teve dúvidas, constituiu uma empresa e participou daquela concorrência, sagrando-se vencedor. Voltou para Erechim, vendeu o que tinha, inclusive a casa onde morava, e investiu tudo em equipamentos, transferindo-se com mulher e filhos para São Miguel do Oeste, onde permaneceu até o término do seu primeiro contrato em 1966.
Vários empreendimentos foram construídos por Vivaldino, entre eles auxiliou também nas primeiras ampliações do Aeroporto Afonso Pena. Em 1979 fixou-se definitivamente em nosso município, onde participou da construção de diversos outros empreendimentos até o ano de 1982, quando passou a dedicar-se integralmente à obra de Deus na Igreja Evangélica Assembléia de Deus de São José dos Pinhais. Construiu um moderno templo como dirigente da Congregação da Cidade Jardim, o qual tem sido intensamente utilizado pela comunidade local, especialmente pelos jovens, para celebrações de cultos, congressos, confraternizações e reuniões. Ali fez com que os jovens não ficassem ociosos, constituindo uma alternativa concreta e eficaz à comunidade, frente as aflições do mundo.
Quando São José dos Pinhais ainda sofria com as constantes enchentes do rio Iguaçu, o Pastor Vivaldino liderava o auxílio aos atingidos, distribuindo cestas-básicas, colchões, roupas e remédios angariados junto à comunidade evangélica. Por inúmeras vezes abrigou, no templo da igreja, famílias desesperadas que simplesmente haviam perdido tudo com as águas, prestando-lhes toda assistência necessária àqueles momentos críticos de suas vidas.
Líder nato, voltado às causas sociais da comunidade, comandou incontáveis campanhas para reconstrução de casas, destruídas com catástrofes, angariando materiais de construção, alimentos, roupas, remédios, calçados, etc. Idealizador, abriu diversos trabalhos para a expansão do Reino de Deus em nossa cidade. Fundou a congregação de São Domingos e inúmeros pontos de pregação. Investidor, sustenta missionários no Brasil e no exterior, com destaque para Tijucas do Sul - PR., e no vizinho Paraguai. Como promotor de eventos, realiza festas e churrascos para angariar verbas para o trabalho missionário e social da igreja.
No ano passado, em reconhecimento por tudo o que tem feito, recebeu na cidade de Umuarama - PR. a consagração a Evangelista da Convenção Estadual das Assembléias de Deus no Paraná, ligada a Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil – CGADB.
Assim, por suas incontáveis realizações, e por ter contribuído de forma decisiva para o crescimento econômico e social de São José dos Pinhais, é que o Evangelista Vivaldino Nunes Cabral é merecedor de ser Cidadão Honorário do nosso município.


Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais