São José dos Pinhais terá Ecopontos para recolhimento de resíduos perigosos
23-04-2015 17:18

A Câmara Municipal aprovou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (23), projeto de lei que autoriza o município a implantar Ecopontos para recolhimento de resíduos perigosos e especiais, como por exemplo, lâmpadas, lixo eletrônico, bitucas, medicamentos, entre outros. A autoria é do vereador Carlos Machado.

Ecopontos são locais considerados aptos para implantação de recipiente de coleta de materiais especiais e perigosos. Tais pontos servirão para que resíduos gerados em ambientes domésticos possam receber tratamento diferenciado de coleta, transporte e destinação final, evitando que os mesmos sejam descartados em aterros.

De acordo com o projeto, os Ecopontos deverão ser instalados em locais visíveis e conter dizeres que alertem e conscientizem o usuário sobre a necessidade do correto destino de resíduos que representam riscos à saúde e ao meio ambiente. Ainda, deverá ser priorizada a implantação em pontos de fácil acesso, como escolas e associações de bairros, além de locais estratégicos da área rural.

Para o vereador, o descarte correto não deve ser visto apenas como obrigação legal, mas também ética e econômica. “A coleta de resíduos perigosos é muito importante para a preservação do meio ambiente. Acredito que a população está ciente dessa responsabilidade, mas não encontra maneiras de efetivamente fazê-la. Por isso a a necessidade de implantação de Ecopontos no município”, justificou Carlos Machado. O projeto segue para análise e sanção do Executivo.


Renata Teixeira Gomes

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais