Vereador Carlos Machado quer que município forneça medicamentos para doentes crônicos
06-04-2004 18:09

A falta de medicamentos, a demora no atendimento e a dificuldade de locomoção até Curitiba, são alguns dos problemas enfrentados por diversas pessoas portadoras de doenças crônicas em São José dos Pinhais. Dentre os mais prejudicados estão aqueles com doenças renais, síndromes, transplantados e com disfunções hormonais.
Consciente dessa situação e preocupado em resolver o problema, o vereador Carlos Machado tem solicitado ao poder Executivo que, através da Secretaria Municipal de Saúde, sejam realizados estudos visando o fornecimento de medicamentos para tratamento desses doentes com sobre-vida. Hoje, os medicamentos necessários para esses doentes, só podem ser adquiridos junto a farmácia especial do governo do estado, devido aos cuidados exigidos para a armazenagem dos mesmos.
Uma das formas para resolver o problema, segundo o vereador, seria a realização de uma parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de São José, onde o município, através do órgão de saúde, se responsabilizasse pela busca desses remédios mensalmente e fizesse a distribuição aos doentes em algum local central da cidade.
“Muitos desses doentes acabam ficando sem o medicamento, pois debilitados pela doença não conseguem se locomover até Curitiba. Atualmente são centenas de pessoas atendidas pela farmácia especial do Estado todos os dias e, devido ao pequeno número de funcionários, nem sempre é possível atender a todos os pacientes. Por isso, nosso objetivo é centralizar esse serviço em São José dos Pinhais, tornando mais ágil o atendimento e a aquisição dos medicamentos, amenizando o sofrimento dos doentes crônicos”, afirmou Carlos Machado.

Publicado: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de São José dos Pinhais