Ações descentralizadas da Saúde atendem a população de forma diferenciada
14-09-2023 12:51

A Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais, por meio dos seus profissionais técnicos e as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) promove inúmeras atividades e ações descentralizadas, a fim de melhor atender a população do município.

Nesta semana foi intensificado a avaliação das Carteirinhas de Vacinação dentro das escolas, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) do Governo Federal e avaliação e conferência. Equipes da UBS Moradias Trevisan atuaram na Escola Municipal Leonilda Ravaglio Trevisan, assim como outras equipes em diversas unidades educacionais, além de atividades com nutricionistas.

Na UBS Martinópolis o Grupo de Gestantes contou com informações importantes sobre primeiros socorros aos recém-nascidos. O Grupo de Artesanato da UBS Quississana, participou de evento sobre artesanato em Curitiba, já em outras UBS’s tiveram grupos de caminhada “Passos que Salvam”, com muito alongamento e exercícios.

Os profissionais de saúde já começaram também a trabalhar temáticas sobre saúde mental junto aos grupos das UBS’s, em alusão ao Setembro Amarelo, como foi o caso de um Grupo de Hiperdia que contou com as orientações de psicólogo, bem como os usuários e servidores da UBS Campina do Taquaral.

Durante este mês, as Unidades de Saúde estão realizando essas atividades em alusão ao Setembro Amarelo, um período dedicado à prevenção do suicídio, tendo as ações como objetivo promover a conscientização, diminuir o estigma associado ao tema, e oferecer orientações sobre a identificação de sinais e recursos de apoio disponíveis.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais