Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais recebe nova estrutura para apoiar emprego e renda
01-08-2005 20:08

O prefeito de São José dos Pinhais, Leopoldo Meyer, recebe o chefe do Escritório Regional da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, Ilario Zarembski, que estava acompanhado pela técnica Irma Rossato. Também participaram da reunião a diretora do Departamento de Trabalho da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Renata Hambrusch, e a gerente da Agência do Trabalhador, Silmara Claudino

A Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais deverá ser uma das primeiras do Paraná a aderir ao Sistema Público de Trabalho e Renda. Esta foi a boa notícia transmitida pelo chefe do Escritório Regional da Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social, Ilario Zarembski, durante encontro com o prefeito Leopoldo Meyer, quando foram feitos os primeiros entendimentos para a renovação do contrato de parceria existente entre a Prefeitura e o Governo do Paraná. Também participaram da reunião a técnica Irma Rossatto, da SETP, a diretora do Departamento de Trabalho da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Renata Hambrusch, e a gerente da agência, Silmara Claudino.
A nova estrutura, segundo Zarembski, além das atribuições da Agência do Trabalhador, vai comportar um tratamento especial também para a área informal da economia e do trabalho. Atualmente, o emprego formal no Brasil representa apenas 42 por cento da mão-de-obra existente, significando que se encontram na economia informal 52 por cento da força de trabalho do país. É a partir dessa realidade que o Poder Público pretende agir, buscando novas oportunidades de emprego e renda para jovens, idosos e subempregados. Nesse sentido, serão criadas iniciativas como a implantação do Disk Pequenos Serviços, voltados para profissionais autônomos de áreas como eletricidade, jardinagem e mecânica hidráulica.
Com nova estrutura, o Serviço Público de Trabalho e Renda também vai apoiar pequenos empreendimentos – panificadoras, locadoras de vídeo, estúdios fotográficos – oferecendo inclusive consultoria e recursos para investimentos através do Banco Social. “Sabemos, pela experiência, que de 90 a 95 por cento dos pequenos empreendimentos iniciados no Brasil quebram em menos de cinco anos”, disse Zarembski, elogiando a estrutura de São José dos Pinhais nessa área. A Agência do Trabalhador é uma das mais bem equipadas do Estado e o Banco Social foi um dos primeiros a ser implantado no Paraná, o que dá ao município status para ser um dos primeiros a adotar a nova estrutura proposta pelo Governo Estadual.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais