Alerta chuvas em São José dos Pinhais
02-12-2022 10:55

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, em decorrência das fortes chuvas que caem sobre o município, informa e atualiza a população sobre as medidas tomadas na cidade:



01/12 – 16h45: Após ações e posterior vistoria nos locais, a Secretaria de Viação e Obras Públicas liberou os acesso às áreas rurais, com isso a Administração Pública informa a retomada do Transporte Escola, e que a partir de amanhã todas as escolas da área rural terão aulas normais.



01/12 – 9h30: O Rio Miringuava baixou de nível, o que está permitindo as pessoas já voltarem para as casas nos bairros São Marcos e Borda do Campo.

O Rio Pequeno subiu de nível, atingindo os bairros Jardim Modelo, Rio Branco e Independência.

Foram mais de 1000 famílias atingidas, sendo que 30 ficaram desalojadas.

A Defesa Civil e as secretarias do município continuam dando apoio à população.

Enfatizamos que continuamos recebendo doações, especialmente de produtos de limpeza.



30/11 – 16h50: Alteração no itinerário da Linha 150 – PIT Borda do Campo / Terminal Afonso Pena: sentido PIT desvio pelas ruas Tavares de Lyra e Marechal Hermes, sentido PIT desvio pelas ruas Marechal Hermes e Adir Pedroso.



30/11 – 14h05: A Guarda Municipal disponibilizou um ônibus para efetuar o translado de famílias afetadas no bairro Independência para a Central de Atendimento – Ginásio Cristal.



30/11 – 13h45: Escolas com aulas suspensas no momento:

– São José (Murici)

– Sagrado Coração (Marcelino)

– Carlos Gomes (Roça Velha)

– Alfredo Eichel (Malhada)

– São Francisco (Castelhanos)

– Lilian Viana (Campina do Taquaral)

– Francisco Xavier (Cachoeira)

– Papa Paulo VI (parcial – Patronato)



30/11 – 9h40: Secretaria de Meio Ambiente informa que devido ao grande volume de chuva, poderá haver atrasos ou falta de coleta de lixo, nas áreas atingidas, devido a dificuldade de acesso às localidades. Equipes dessa secretaria também estão atuando no auxílio da retirada de itens de moradores afetados.



30/11 – 8h45: Escola Municipal Lilia Viana no Campina do Taquaral está sem aulas. Há dificuldade de acesso na região do Cachoeira.



19h50: Central de Atendimento para atingidos pelos alagamentos no Nemari (Igreja Ressureição e Vida – Rua Ângelo Sgarbe, 168), com triagem realizada pela Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social. Caso necessário entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 0800 153 0800.



18 horas: Central de Atendimento para atingidos pelos alagamentos no Ginásio São Marcos, com triagem realizada pela Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social. Caso necessário entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 0800 153 0800.



Bloqueio total de via: a Rua Marialva, no trecho compreendido entre as ruas Pedro Ilha e Júlia Pallú Zen, está bloqueada para circulação de veículos para obras de drenagem.



Vias obstruídas: as equipes estão trabalhando.



Famílias atingidas: estão sendo cadastradas.



Castelhano que estava isolado: as equipes estão trabalhando para liberar.



Defesa Civil está agindo para contato e retirada as famílias.



Iniciada Campanha de Arrecadação: de alimentos, itens limpeza e higiene, com entrega nos ginásios São Marcos, Borda, Afonso Pena, Ney Braga e Jardim Alegria.



Escola Sagrado Coração no Marcelino com aulas canceladas.



Demandas referentes às chuvas: entrar em contato com a Guarda Municipal por meio dos telefones gratuitos 153 e 0800 153 0800



Período da manhã: aulas dispensadas nas Escolas Carlos Gomes (Roça Velha) e São Francisco de Assis (Colônia Castelhanos); monitoramento das condições das estradas da Área Rural; equipes de obras nas ruas pois há alagamento na cidade e pontos de isolamento na Área Rural.



Período da tarde: suspensão das aulas na Escola Municipal São José (Colônia Murici).



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais