Alistamento militar 2024: inscrições vão até o dia 30/06
11-03-2024 13:05

Jovens do sexo masculino que completam 18 anos até o final deste ano (2024), têm até o dia 30 de junho para realizar, de forma on-line ou presencial. Os cidadãos que não se alistarem dentro do prazo, deverão ir até à Junta de Serviço Militar, pagar uma multa e realizar seu alistamento.

Conforme previsto no Art. 143 da Constituição Federal de 1988, todos os brasileiros do sexo masculino são obrigados a se alistarem no Serviço Militar. Em tempos de paz, a responsabilidade para com o Serviço Militar começa em 1º de janeiro do ano em que o cidadão completar 18 anos e subsistirá até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos.

O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas pelas Forças Armadas, sendo elas Marinha, Exército e Aeronáutica, e compreenderá, na mobilização de pessoal, todos os encargos com a Defesa Nacional com duração normal de 12 (doze) meses.

Documentos necessários

Documento de identificação original com foto (RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho ou certidão de nascimento);

CPF;

Comprovante de residência atualizado.

Após o cadastro, será necessário preencher um questionário médico e imprimir seu Certificado de Alistamento (CAM), O jovem receberá um número de registro de alistamento (RA) e poderá verificar a data da sua apresentação na aba “serviços”.

Pensando em facilitar o processo e evitar filas, o cadastro pode ser realizado de forma on-line, clicando aqui. Os jovens que optarem por se cadastrar presencialmente, devem ir até a Junta Militar, localizada na Praça Getúlio Vargas, Nº 1.027 – Centro.

Os jovens que estão em débito com o Serviço Militar não podem:

Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;

Ingressar como funcionário, empregado ou associado em qualquer instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;

Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios;

Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;

Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;

Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;

Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;

Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais