Altas temperaturas: cuidados com a saúde
21-09-2023 11:34

Com os últimos dias apresentando altas temperaturas e a previsão de dias ainda mais quentes, nosso corpo sente diversos efeitos que podem comprometer a nossa saúde. Desta forma a Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais alerta para os cuidados nesse período de calor extremo.

Inicialmente vale pontuar que este tema não pode ser ignorado, tanto que a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) também emitiu um alerta sobre os riscos que o forte calor, onde no corpo as principais consequências são a exaustão, tontura, desmaios, dor de cabeça, náuseas, cólicas, brotoejas pelo corpo e inchaços – principalmente nos tornozelos, pés e mãos, além de síndromes respiratórias devido a baixa umidade do ar.

A SEMS orienta que a população utilize filtro solar, chapéus, bonés, sombrinhas, utilizar roupas leves e de cores claras e afins, caso precisem transitar nas ruas, e evitar saídas no período de maior incidência de calor, que é no período das 10h às 16h. A hidratação é de extrema importância, o consumo de água se faz mais necessário nesses dias de calor, porém a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o consumo de chás, sucos, vitaminas, refrigerantes e similares, mesmo tendo teores de água também têm alto teor de açucares, ajudam na sensação de refrescância, porém não são eficientes na hidratação do corpo.

Dentre as recomendações para se manter mais saudável nestes dias de calor elevado, a SEMS destaca ainda o cuidado redobrado com crianças e idosos que são mais vulneráveis as intemperes do clima. No caso de síndromes respiratórias não agudas (irritação das vias aéreas, ressecamento das mucosas, etc), além da hidratação, dicas como inalação e panos molhados pelos cômodos da casa ajudam a aliviar os sintomas, porém, ao persistirem os agravos o munícipe deve se dirigir a sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais