Ampliação das ações das entidades do comércio em São José dos Pinhais tem o apoio da Prefeitura
11-05-2005 15:02

O prefeito Leopoldo Meyer apóia a ampliação da descentralização das ações do sistema Fecomércio e espera que São José dos Pinhais logo venha a ganhar uma sede própria daquela entidade

“Cabe ao Poder Público oferecer oportunidades e a Prefeitura de São José dos Pinhais quer ser parceira do Sistema Fecomércio, que engloba o Sesc e o Senac na sua intenção de ampliar sua atuação em nosso município, declarou o prefeito Leopoldo Meyer ao participar, nesta terça-feira, de reunião-almoço na sede da Associação Comercial. Na oportunidade, o presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná, Darci Piana, recebido pelo preside te da ACIAP, Júlio César Canestraro, propôs uma parceria das duas entidades, mais a Prefeitura, para expandir as atividades de suas entidades para fora dos limites da Capital do Estado.
Leopoldo Meyer declarou que já tinha conhecimento das ações desenvolvidas pelo sistema Fecomércio e de sua proposta de descentralização desde quando, na qualidade de prefeito eleito, participou de um encontro na cidade de Foz do Iguaçu. E, depois de ouvir as idéias dos presidentes da ACIAP e da própria Federação do Comércio, disse que, ainda durante seu mandato, pretende contar com uma unidade própria desta entidade em São José dos Pinhais. Até lá, apóia a expansão de suas atividades no município, através de parcerias com a Associação Comercial e com a própria Prefeitura.
A reunião contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Assis Manoel Pereira; do gerente administrativo da Infraero, Antônio Filipe Barcellos; do coordenador regional do sistema FIEP?PR, Victor Hogan; e do ex-prefeito Luiz Carlos Setim. Depois de apresentar um vídeo de 11 minutos, mostrando toda a estrutura do sistema Fecomércio no Estado do Paraná e de lembrar que “todo esse patrimônio pertence aos empresários e trabalhadores do setor”, Darci Piana propôs a ampliação, em São José dos Pinhais, dos serviços oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e das atividades do Serviço Social do Comércio.
Na abertura da reunião, o presidente da Associação Comercial já havia alertado para a necessidade de uma revisão nos conceitos que os brasileiros têm do Brasil, lembrando que, se na China o desafio de gerar 20 milhões por ano está sendo alcançado, no Brasil o governo nem chega perto da necessidade de criar 1,2 milhão de novas oportunidades de trabalho. “alguma coisa está errada e talvez nós temos alguma culpa nisso”, reconheceu o presidente, referindo-se à falta de iniciativa e de arrojo nas ações tanto do governo quanto da livre iniciativa. E advertiu: “Se alguém falar que o Brasil não tem jeito, diga que o este é o país do futuro”.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais