Atualização cadastral para castração de cães e gatos
26-01-2023 12:39

Em São José dos Pinhais, o Programa de Controle Ético da População Canina e Felina disponibilizou a atualização cadastral para a população que já está na lista de espera para castração gratuita de cães e gatos. O programa é realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).



A atualização do cadastro pode ser feita pelos seguintes canais de comunicação da Semma: e-mail (semma@sjp.pr.gov.br) e WhatsApp (41) 99962-4163.



A castração gratuita, oferecida pela Prefeitura às famílias atendidas em Programas Sociais, tem como um de seus objetivos evitar o aumento do número de cães e gatos nas ruas do município. 



Pré Requisitos  



Para participar do programa, além do cadastro obrigatório, a renda familiar não pode ultrapassar 3 (três) salários mínimos e o CadÚnico – Cadastro Único da família – deve estar atualizado e ativo. O CadÚnico é realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de cada região do município.



O programa atende famílias de São José dos Pinhais que podem cadastrar até dois (2) animais no serviço de castração. Os animais cadastrados, que vão passar pelo procedimento, devem ter entre 6 (seis) meses e 8 (oito) anos de vida. A castração melhora a qualidade e aumenta o tempo de vida dos animais reduzindo riscos de doenças.



Além de evitar o aumento do número de cães e gatos nas ruas com o controle de reprodução, o programa também ajuda a diminuir os riscos de contaminação por zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas) e ataques com mordeduras, já que o procedimento diminui as fugas e brigas causadas pelo cio.



Clique no link para preencher o formulário de online do programa de castração: bit.ly/3ZMxmpa 



Contato



Entre em contato com o programa no telefone 3380-0500, ramal 107 e 108 (Setor de Defesa e Controle Animal), ou mande um e-mail para defesa.animal@sjp.pr.gov.br.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais