Audiência pública apresenta avanços na saúde
31-01-2010 12:42

A Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Pinhais divulgou na última sexta-feira (29), no auditório da Câmara Municipal, o balanço de gestão do último trimestre. Os destaques da audiência pública ficaram por conta dos resultados do Programa Saúde da Família (PSF) e do anúncio da construção pela Prefeitura de cinco unidades de saúde.



Segundo o secretário municipal de Saúde, Armando Raggio, o balanço apresentado é extremamente positivo. Ao longo do período, a Prefeitura consolidou o atendimento nos Hospitais Atílio Talamini e São José, além de ações que atendem diretamente a população, como o Programa Saúde da Família. “Realizamos mais de 350 mil consultas, 150 mil visitas domiciliares e 140 mil procedimentos médicos, números jamais vistos em São José dos Pinhais”, destacou.



Para Raggio, tais resultados devem-se ao programa de re-orientação da prática médica no município. “Conseguimos organizar a casa, demonstrando à comunidade local que os serviços públicos de saúde podem e devem realizar um atendimento de qualidade. Além do mais, trabalhamos numa perspectiva diferenciada, que visa tratar em primeiro lugar a pessoa que sofre, e não apenas suas patologias”, afirmou o secretário.



Entre as ações implantadas pela Secretaria Municipal de Saúde, destaca-se ainda o Programa Saúde da Mulher, que trabalhou na redução do número de cesarianas. “Tínhamos uma taxa de 42% no início de 2009 e fechamos o mês de dezembro com uma redução de 12% nesse índice. Também temos de ressaltar a construção, em 2010, de mais cinco unidades de saúde, nas regionais da Borda do Campo, Jardim Cristal, Quissisana, Jurema e Independência”, ressaltou.



Outras conquistas

Outro indicador que superou as expectativas está relacionado ao programa de Saúde do Idoso, que realizou mais de24 mil atendimentos e quase 1700 procedimentos de fisioterapia, acompanhado do Centro Integral de Atenção à Criança (CIAC). Em 2009, o CIAC prestou mais de 12 mil atendimentos só na área de odontologia, além de quase 5 mil consultas a bebês e gestantes.



(AG)



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais