Audiência pública presta contas da saúde municipal
10-12-2003 20:51
Membros da Secretaria da Saúde, autoridades e convidados compareceram à audiência que mostrou dados significativos da atuação da Prefeitura nesse setor
A Secretaria da Saúde realizou, na quinta-feira, dia 09 de dezembro, no Plenário da Câmara Municipal, audiência pública para prestação de contas de todos os serviços prestados à população de São José dos Pinhais durante o ano de 2002 e de janeiro a setembro desse ano.
Na audiência se encontravam presentes o secretário da Saúde, Brasílio Vicente de Castro Filho; o diretor geral da Saúde, Marcelo Iwersen; o presidente do Conselho Municipal da Saúde, Antônio Jairo Porto Alegre; o vereador José Roberto de Oliveira Alves, membros da Secretaria e outras autoridades e convidados.
Foram mostrados dados de onde vieram e como foram aplicados os diversos fundos destinados à saúde municipal. A missão da Secretaria da Saúde é desenvolver uma política de prestação de serviços com qualidade, eficiência e eficácia, possuindo diversos serviços especializados disponíveis, como angiologia, cardiologia, dermatologia, fisioterapia e outras diversas.
A Secretaria está preocupada com o bem-estar da população e junto ao IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – que constatou que em 2002 a população são-joseense é de 228 mil habitantes, isto é, nos últimos seis anos ocorreu um aumento de 50 mil habitantes, sendo que a grande maioria se concentra na faixa etária dos 10 aos 40 anos. E a população idosa faz parte de apenas 5,6% da população.
Os serviços prestados pela Prefeitura consistem em unidades ambulatórias gerais, unidades ambulatórias de especialidades, unidades ambulatórias 24h, testes audiológicos, atendimento à pessoas portadoras de deficiência, farmácia básica, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, orientação sobre saneamento básico, Centro de Controle de Zoonoses, Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência – SIATE, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU.
Outros serviços mantidos pela Secretaria da Saúde são a Central de Transporte e Ambulância, Almoxarifado Central, Serviço Municipal DST/AIDS, onde São José dos Pinhais contribui efetivamente para o mérito brasileiro de melhor programa contra a AIDS do mundo, entre muitos outros e não menos importantes. Além, é claro, de diversas campanhas como a Semana do Bate Coração, de campanhas de vacinação, palestras sobre higiene bucal e contra o tabaco, programas como o Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS), Saúde Familiar, Bolsa Família, Programa de Controle da Mortalidade por Acidentes de Trânsito e hipertensão arterial.
Números também puderam comprovar que São José dos Pinhais vem investindo cada vez mais na saúde da população, onde, segundo o Fundo Municipal da Saúde, foram investidos mais de 3 milhões de reais nos meses de janeiro a setembro.
Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais