Banco de Leite Humano de São José precisa de doações
26-09-2022 11:56

A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais informa que o Banco de Leite Humano precisa de doações continuadas para manter seu estoque.



Todas as doações do Banco ficam armazenadas no Hospital e Maternidade São José dos Pinhais, que tem um perfil de atendimento às gestantes de alto risco, e efetua mais de 2.750 partos por ano. A doação para o Banco de Leite Humano fornece leite aos bebês que estão internados na UTI Neonatal e que não podem ser amamentados pela própria mãe. Dessa forma, outras mães que participam do projeto extraem seu próprio leite para alimentar os recém-nascidos, em caso de compatibilidade. 



Para colaborar, a doadora deve entrar em contato com o Banco por meio de um dos diversos canais de comunicação disponíveis. Em seguida, os responsáveis realizam um cadastro, verificam alguns exames que usualmente são realizados durante o pré-natal e passam as orientações a doadora de como realizar, de forma correta, a coleta e o armazenamento do leite.



Para garantir segurança ao longo do processo, o Banco entrega semanalmente frascos para a coleta do leite materno. Nas terças-feiras a distribuição e coleta acontecem no Centro, bairros próximos e área rural, e nas quintas-feiras, no Afonso Pena e demais bairros da região.



Para mais informações, entre em contato por meio dos telefones: (41) 3283-5522 – ramal 280, WhatsApp (41) 98802-8191 ou pelo e-mail: bancodeleite@sjp.pr.gov.br.



O Hospital e Maternidade São José dos Pinhais está localizado na Rua Coronel Luiz Ordine, 1747. As equipes de Saúde levam os frascos, touca e máscara descartáveis. Antes de iniciar a coleta, deve-se colocar a touca e máscara; lavar bem as mãos, antebraços, e higienizar as mamas com água; realizar a massagem das mamas e retirar o leite; etiquetar o frasco com a data da primeira coleta;

levar o frasco ao congelador.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais