Banda Marcial Júnior comemora um ano de existência
31-03-2006 19:38

Aniversário de um ano da Banda Marcial Júnior de São José dos Pinhais

O Teatro de Bolso Iguaçu ficou lotado na noite de quinta-feira (30/03), durante a comemoração do primeiro ano de formação da Banda Marcial Júnior de São José dos Pinhais. Diversas autoridades estiveram presentes, entre elas o prefeito Leopoldo Meyer; o seu vice-prefeito Toninho da Farmácia; o vice-presidente do Legislativo são-joseense, Donizete Fraga; e a Secretária de Cultura, Lucimar Feitosa Zanon. Pais de alunos e representantes da comunidade também participaram do evento em homenagem à banda.

Na oportunidade, o prefeito Leopoldo Meyer ressaltou o excelente trabalho que a formação musical exerceu durante apenas um ano de existência e ainda afirmou que uma das metas de sua administração está prestes se realizar, que é a construção da Casa da Banda. “Minha equipe está buscando um local adequado na Colônia Rio Grande”.
Já o vice-prefeito Toninho da Farmácia ressaltou que o trabalho da Banda é elogiado por onde ela se apresenta. Uma prova disso foram os elogios que o governador Roberto Requião fez para a Banda Marcial Júnior, durante sua visita ao município, nesta semana, da qual objetivou a liberação de obras do Paraná Urbano para São José dos Pinhais.
Durante o aniversário de um ano de formação da Banda Marcial Júnior, os músicos comandados pelo contramestre e professor Jefferson José Mauda emocionaram a platéia com a apresentação de um repertório bastante diversificado. Entre as músicas apresentadas estavam: Tributo “To Elvis”, Ana Júlia – Los Hermanos, Yesterday – Beatles, My Girl, Ghostbusters e I will survive.

HISTÓRIA

A Banda Marcial Junior surgiu com a finalidade de grupo experimental de repertório e prática de conjunto para jovens estudantes de música, reunindo crianças e adolescentes provenientes do Curso de Musicalização.

A banda constitui-se numa oportunidade fundamental para a aplicação prática das habilidades acumuladas pelos estudantes durante o aprendizado inicial sobre teoria musical e técnica com instrumentos de sopro de metal e percussão.

Idealizado pelo diretor da Banda, maestro João Carlos Maximiano, com apoio da Secretaria da Cultura, este desafio foi lançado ao contramestre e professor Jéferson José Mauda, que com muita habilidade e perseverança tornou este projeto realidade em poucos meses, lançando-se em sua primeira apresentação no dia 30 de março de 2005.

O Grupo realiza ensaios, aula e estudos semanais aprimorando seu repertório e em conjunto com a prática das oficinas de técnica instrumental consolidam o sonho musical de muitos jovens de nossa comunidade, gratuitamente.
A Banda Marcial Júnior vem realizando inúmeras apresentações, abrilhantando eventos oficiais do município, bem como atividades culturais, cívicas, esportivas, empresariais, filantrópicas e as mais variadas finalidades comunitárias.

O objetivo principal da formação musical é a inclusão social e artística, preparando jovens estudantes ao grande desafio de figurar entre os integrantes da Banda Marcial de São José dos Pinhais (a principal).

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais