Campanha Agosto Lilás conscientiza população sobre violência contra mulheres
03-08-2023 12:55

Centenas de pessoas acompanharam a abertura oficial da Campanha Agosto Lilás, realizada na noite da última terça-feira (1), na Praça 8 de Janeiro. Durante o evento, foi exibido o documentário O Silêncio das Rosas, com depoimentos de mulheres vítimas de violência. A iniciativa busca combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres e conscientizar a população são-joseenses sobre o assunto.

Até julho de 2022, a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos recebeu 31 mil denúncias de violência doméstica ou familiar contra as mulheres. As denúncias abrangem atos de violência física, sexual, psicológica, moral e patrimonial. No Paraná, segundo o Ministério Público (MP-PR), foram registrados 274 casos de feminicídio ou tentativa de feminicídio em 2022. Entre os anos de 2019 a 2022, foram 314 feminicídios e 911 homicídios dolosos contra mulheres. Só em São José dos Pinhais, cerca de 1.000 mulheres estão sob medidas protetivas.

Pelo fim da violência contra a mulher, a prefeita Nina Singer promulgou a Lei Municipal 4.080/2022, que institui a Campanha Agosto Lilás em São José dos Pinhais.

“Precisamos agir desde a base, promover rodas de conversa e debates sobre o assunto, conscientizando sobre a violência contra as mulheres. Ao longo das décadas, as mulheres conquistaram direitos fundamentais, como o voto, o trabalho e o acesso à educação. Agora, é nossa responsabilidade lutar pela igualdade e pelos direitos das mulheres. É preciso apoiar às vítimas para que possam buscar independência e fortalecimento diário, livrando-as do ciclo de agressão”, afirma a prefeita.

Procuradoria Especial da Mulher

A legislação municipal que instituiu o Agosto Lilás em São José dos Pinhais é de autoria da vereadora Fátima de Paula, por meio do Projeto Procuradoria Especial da Mulher, e surgiu em decorrência dos alarmantes índices de violência contra mulheres no município.

“Por meio de um trabalho de prevenção, buscamos conscientizar a população sobre a importância de combater a violência doméstica e familiar, especialmente nos bairros com maior incidência desse tipo de crime”, defende a vereadora.

No município, a campanha é desenvolvida em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), a Câmara de Vereadores e o Poder Judiciário. Durante todo o mês de agosto, serão promovidas diversas ações de prevenção e conscientização.

Confira o que as secretarias municipais realizarão:

A Secretaria de Governo tem o papel de organizar e estruturar os eventos, contando com o apoio das coordenações regionais. Já a Secretaria de Comunicação é responsável por divulgar a campanha nas redes sociais e agendar pautas com redes de TV para aumentar a visibilidade das ações.

A Secretaria de Administração promove palestras e conscientização dos servidores sobre o tema, enquanto a Secretaria de Segurança realiza blitz e trabalho ostensivo nos bairros para coibir a violência.

A Secretaria de Assistência Social desenvolve programas de acolhimento e outros serviços nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), visando apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade. A Secretaria de Saúde direciona suas ações para programas de saúde da mulher, oferecendo apoio à maternidade e combatendo a violência obstétrica, entre outras iniciativas.

A educação é um pilar fundamental na conscientização, e a Secretaria de Educação se empenha em informar e conscientizar alunos nas escolas, desenvolvendo atividades lúdicas para as crianças.

A Secretaria de Habitação realiza um cadastro habitacional específico para mulheres vítimas de violência, buscando oferecer alternativas de moradia segura.

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária promove um mutirão de vagas de emprego voltadas para mulheres e oferece cursos profissionalizantes, visando a capacitação e autonomia financeira.

A Secretaria de Esporte e Lazer organiza atividades de lazer durante o mês, culminando em um evento de encerramento no Parque da Fonte no dia 26 de agosto.

O empreendedorismo feminino também é incentivado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, que oferece ações e suporte na Sala do Empreendedor.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza uma ação no Parque da Fonte, oferecendo um “Sacolão de Verduras” como forma de valorizar a agricultura local.

A Secretaria de Meio Ambiente contribui para a causa animal, promovendo a castração de pets durante o evento de encerramento no Parque da Fonte.

Faça sua parte!

A Campanha Agosto Lilás representa um esforço conjunto da Prefeitura e da sociedade para conscientizar e combater a violência doméstica e familiar contra mulheres. Ao longo do mês, essas ações buscam gerar um impacto social significativo, disseminando conhecimento e garantindo os direitos das mulheres, além de contribuir para um ambiente mais seguro e igualitário em São José dos Pinhais.

Mas o combate à violência contra mulheres é diário. Para realizar uma denúncia, entre em contato pelos telefones abaixo:

Patrulha Maria da Penha: 153;

Guarda Municipal de São José dos Pinhais: 0800 153 0800;

Central de Atendimento à Mulher: 180;

Plantão da Polícia Militar: 190;

Procuradoria Especial da Mulher: (41) 99615-8738;

Delegacia da Mulher: (41) 3753-2050;

Disque Direitos Humanos: 100;

Disque Denúncia: 181.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais