Campanha Janeiro Roxo busca conscientizar sobre os riscos da Hanseníase
18-01-2024 13:19

Visando conscientizar os cidadãos sobre os riscos da Hanseníase, em 2009, o Governo Federal instituiu a Lei nº 12.135 que define o último domingo do mês de janeiro como o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. Em apoio à Campanha Janeiro Roxo, a Prefeitura de São José dos Pinhais traz informações sobre a doença.

Causada por uma bactéria, a Hanseníase é uma doença infecciosa e de caráter crônico que afeta os nervos, mucosas, olhos e pele. Segundo o Painel de Monitoramento de Indicadores da Hanseníase do Ministério da Saúde, entre janeiro e novembro de 2023, foram registrados mais de 19 mil casos da doença, sendo 11,8% no Paraná.

Sintomas

Os sinais e sintomas mais frequentes são:

Manchas brancas, avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas;

Áreas com diminuição dos pelos e do suor;

Sensação de formigamento e/ou fisgadas, principalmente em mãos e pés;

Diminuição ou perda da sensibilidade e/ou da força muscular na face, mãos ou pés;

Caroços (nódulos) no corpo. Em alguns casos, aparecem avermelhados e dolorosos, com sensação de formigamento e/ou fisgadas.

Transmissão

A transmissão é feita através das vias respiratórias por meio do contato próximo e prolongado com o paciente. A evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa infectada e apresenta múltiplas manifestações clínicas. O bacilo causador da hanseníase se instala geralmente nas áreas mais frias do corpo, como lóbulo da orelha, ponta do nariz, cotovelos e nos nervos periféricos.

Diagnóstico

Os casos de Hanseníase são diagnosticados por meio do exame físico geral dermatológico e neurológico, que identifica manchas, lesões ou áreas de pele com alteração de sensibilidade e/ou comprometimento de nervos periféricos, com alterações sensitivas, motoras e/ou autonômicas.

Em São José dos Pinhais, os exames disponíveis são a baciloscopia, que busca visualizar a bactéria; e a biópsia, que busca alterações no tecido. Eles são realizados, gratuitamente, em todas as Unidades de Saúde (UBS) do município.

Tratamento

Embora tenha cura, a Hanseníase pode causar lesões severas e irreversíveis se não for diagnosticada a tempo e tratada de forma adequada. O tratamento é feito por meio de comprimidos que são fornecidos, de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medicação deve ser tomada diariamente até o término do tratamento que, além de curar o paciente, interrompe a transmissão da bactéria e previne incapacidades físicas.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais