Capela da Colônia Mergulhão recebe serviços de conservação
14-07-2004 21:01


O Patrimônio Histórico de São José dos Pinhais tem recebido atenção especial na Cidade. A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria da Cultura, a cada ano, faz uma verificação desse patrimônio, para garantir que tais heranças estejam sempre conservadas.
Um bom exemplo é a Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição, localizada na Colônia Mergulhão, entre a Costeira e a Colônia Murici, que vem recebendo um serviço de conservação e pintura externa.
A capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi fundada pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram na região, em meados do século XIX. As ruínas da primeira capela ainda encontram-se na chácara da família Possebom, uma das primeiras a se estabelecerem no local.
Em 1938, foi erguida a segunda capela, a de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, junto à estrada principal da Colônia, conhecida como o Caminho do Mergulhão. Somente em 1952 é construído o Campanário. Em 1992 é demolida a antiga capela para dar espaço à construção da atual e somente o Campanário é preservado.
Segundo o secretario da Cultura de São José dos Pinhais, André Luiz Sada, este trabalho de conservação dos patrimônios históricos visa valorizar os esforços e a história das comunidades que fizeram e fazem a história da Cidade.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais