Carnaval dos Bonecos de São José dos Pinhais homenageia personalidades
11-01-2008 15:58

A Bela e a Fera, símbolos do Carnaval dos Bonecos de 2006, durante apresentação na Boca Maldita, em Curitiba (Arquivo)

Com uma previsão de superar todos os recordes de público, a Prefeitura está investindo forte para que esta edição do Carnaval dos Bonecos entre para a história no desenvolvimento da cultura popular são-joseense

A 9ª Edição do Carnaval dos Bonecos vai homenagear as grandes personalidades que investiram toda sua vida em trabalhos que privilegiavam a paz no mundo. Uma luta diária para ajudar na conscientização dos povos para obterem a paz em suas Nações.

O Carnaval dos Bonecos de São José dos Pinhais sempre prima em seu desenvolvimento estético no estudo técnico da confecção dos bonecos gigantes. Nesta edição, os bonecos gigantes prometem surpresas para o público que for assistir esta grande manifestação da cultura popular do Paraná.

Serão homenageados personalidades de várias épocas pelo mundo, como Santos Dumont, Martin Luther King, Zilda Arns, Betinho, Madre Tereza de Calcutá, John Lennon, Charles Chaplin, Gandhi, Os Doutores da Alegria, os Médicos Sem Fronteiras, entre vários outros de igual importância e significado.

Estão sendo confeccionados 24 bonecos gigantes e três carros alegóricos, além de fantasias e adereços que irão surpreender pela beleza estética e mirabolantes mecanismos.

Na opinião da coordenação, a escolha da temática “Sonhadores da Paz” faz parte da ideologia proposta pelos movimentos do projeto “O Boneco e a Sociedade”. O processo no desenvolvimento de conscientização de sociedade faz com que o tema escolhido possa de alguma forma fazer com que o público reflita sobre a questão da sustentabilidade do mundo e da relação entre os povos.

PREPARATIVOS

Em São José dos Pinhais, a produção da 9ª edição do Carnaval dos Bonecos está a todo vapor. Artistas, estudantes e comunidade voluntária estão empenhados diariamente na criação e confecção de bonecos gigantes, carros alegóricos, fantasias e adereços.

Num ambiente de pura alegria esse pessoal está trabalhando em larga escala, numa sinergia que impressiona aos visitantes que passam pelo QGPA (Quartel Geral de Produção Artística).

Este evento da cultura popular paranaense acontece dentro de um processo de pesquisa desenvolvido durante o ano pelos movimentos “Núcleo de Pesquisa de Cultura Popular’ e “Centro Experimental Inventos”.

Estes dois movimentos desenvolvem pesquisas estéticas e técnicas, principalmente na criação de bonecos, com os seus mecanismos, técnicas e materiais distintos.

Esses movimentos pertencem ao projeto “O Boneco e a Sociedade”, que tem como objetivo a inserção do boneco na ajuda de vários segmentos da sociedade são-joseense.

Com uma previsão de superar todos os recordes de público, a Prefeitura está investindo forte para que esta edição do Carnaval dos Bonecos entre para a história no desenvolvimento da cultura popular são-joseense.

O Carnaval dos Bonecos acontecerá no dia 26 de janeiro, prometendo iniciar os festejos carnavalescos no Estado do Paraná em alto estilo.

Acontecendo sempre uma semana antes da data oficial do carnaval brasileiro, o Carnaval dos Bonecos de São José dos Pinhais promete ser uma grande festança popular, envolvendo pais e filhos, avós e netos, adultos e crianças.

Vale a pena programar-se, pois este evento promete diversão na certa. O público que comparecer na Rua Veríssimo Marques, no dia 26 de janeiro, às 20h, vai presenciar 1.500 foliões apresentando um grandioso espetáculo artístico.

SERVIÇO

Os interessados em desfilar no Carnaval dos Bonecos devem se dirigir ao QGPA, que fica localizado na Escola Livre de Teatro - Avenida Rui Barbosa, 8646, Centro de São José dos Pinhais. Mais informações pelo fone 3282-2222.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais