CCZs debatem o controle do morcego durante encontro em São José dos Pinhais
06-03-2009 11:42

Manejo e Controle dos Quirópteros Urbanos é o tema do encontro que reúne técnicos dos Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) do Estado do Paraná, na segunda-feira (9), em São José dos Pinhais. O destaque entre os quirópteros, e dos debates, é o morcego, mamífero noturno considerado um reservatório natural do vírus da raiva. “Estamos num município com expressiva área rural, característica marcante do estado paranaense, e condição que exige um monitoramente permanente sobre a raiva”, explica Amilton José Ferreira de Paula, coordenador do CCZ de São José dos Pinhais.


O encontro, promovido em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, começa com a apresentação das atividades desenvolvidas pelos diversos Centros municipais e uma palestra, que será proferida pelo especialista Paulo Guerra, sobre os morcegos que são enviados ao Lacen. Em seguida a pesquisadora paulista Miriam M. Sodré, do CCZ de São Paulo, fala sobre as ações e medidas adotadas em seu estado no desenvolvimento de políticas públicas para a área.
O evento, com abertura marcada para as 13h30, encerra no final da tarde com a discussão das propostas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para o controle dos Morcegos GT Quirópteros. Existem mais de 10 mil espécies de morcegos catalogadas, no Brasil, sendo que a maioria são frugívoros e insetívoros (se alimentam de frutas e insetos, respectivamente). E há ainda três espécies, identificadas no país, de hematófagos (que se alimenta de sangue).

De acordo com Amilton J. F. de Paula, não temos registro de casos de raiva no Sul do Brasil, em humanos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Mas, foram verificadas ocorrências em bovinos. “Por isso, é fundamental a vigilância e o acompanhamento permanente”, alertou o coordenador.


Função do CCZ
O CCZ é um setor da Saúde que visa à prevenção e o controle de doenças transmitidas pelos animais aos homens (zoonoses urbanas), como a dengue, verminose, leptospirose e a raiva, entre outras. Entre as atividades desenvolvidas está a captura de animais agressivos e/ou doentes, a imunização da população canina e felina contra a raiva, o monitoramento dos agravos transmitidos por vetores e a prevenção de acidentes com animais peçonhentos (aranhas, lagartas, escorpiões, etc.). O CCZ de São José dos Pinhais, onde acontece o encontro, está localizado na rua José Nogueira, 406 (no bairro São Francisco).



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais