Cecap promove curso de Produção Artesanal de Alimentos
28-03-2008 11:58

O Centro de Capacitação do Trabalhador (Cecap) realizou, na manhã de quinta-feira (27), a solenidade de abertura do curso de Produção Artesanal de Alimentos, promovido gratuitamente pela Prefeitura de São José dos Pinhais por meio das Secretarias de Promoção Social e Indústria, Comércio e Turismo.

O curso tem como objetivo capacitar os participantes para a realização do preparo de conservas vegetais e compotas de frutos de forma caseira. As aulas serão destinadas às famílias dos trabalhadores e dos produtores rurais, sendo ministrada pela instrutora Denise Bubniak do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Paraná), na sede do Cecap – Rua Paulino Siqueira Cortes, 2123, no Centro da cidade.

Os alunos matriculados terão um total de 24 horas/aula, incluindo na metodologia os seguintes conteúdos: agente principal de contaminação dos alimentos, higiene pessoal, hábitos pessoais desejáveis, saúde individual, higiene e esterilização das instalações e equipamentos.

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sandro Setim, cumprimentou a todos e disse às alunas para que aproveitem ao máximo a oportunidade e remodelem o conhecimento. “É muito satisfatório saber que a Prefeitura de São José dos Pinhais estimula a comunidade resultando na reciprocidade da mesma em aproveitar as oportunidades”, disse.

“Nosso trabalho procura identificar as dificuldades da população, tanto nos centros como na área rural. É pensando nisso que a Prefeitura de São José dos Pinhais oferece este curso, para que os trabalhadores rurais possam atrair os turistas, aumentando sua renda pela venda dos produtos feitos com qualidade”, explicou Rita Meyer, primeira dama e secretária de Promoção social.

“Acredito que com a capacitação para o trabalho vocês possam alcançar o sucesso e a valorização pessoal, conseqüentemente irão trabalhar melhor para si mesmas e para a nossa cidade”, relatou o vice–prefeito, Toninho da Farmácia.

O prefeito Leopoldo Meyer deu as boas vindas a todos e disse que a vontade de crescer não depende somente dos equipamentos públicos, mas também de cada indivíduo em poder realizar as suas conquistas. “Queremos formar pessoas com opinião e autonomia, que possam se destacar pela sua qualificação profissional, alcançando melhor qualidade de vida. Se o turista vai até a área rural e não gosta dos produtos que compra, dificilmente voltará, e com o curso vocês terão certeza da qualidade do que produzirem e do retorno desejado”, enfatizou.

Considerações gerais do curso:

- Composição química

- Função e valor nutritivo das frutas, legumes e verduras na alimentação

- Acidez das frutas

- Intoxicação alimentar

- Processos de conservação caseiro de vegetais

- Cuidados básicos no preparo

- Escolha de matéria-prima

- Técnica do branqueamento

- Técnica da retirada da pectina

- Resfriamento

- Teste de pasteurização

- Pontos de calda, do doce

- Cristalização


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais