Celular e direção: conheça os riscos dessa prática perigosa
30-03-2023 13:13

No trânsito, tudo pode mudar em segundos. Desviar o olhar do trânsito é com certeza muito perigoso. A distração ao volante pode ocorrer em segundos, porém, é o suficiente para mudar o curso de uma vida. Apenas 5 segundos olhando no celular, tudo pode mudar. Este pequeno tempo é o suficiente para que o motorista perca completamente a atenção no trânsito. É como se o veículo nesse tempo andasse sozinho, sem ninguém na direção.



Se um motorista desviar o olhar do trânsito por 3 segundos a 40 km por hora, seu veículo percorrerá uma distância de 33 metros, ou seja, mais que o comprimento de uma quadra de basquete que possui 28 metros.



Se um motorista desviar o olhar do trânsito por 3 segundos a 60 km por hora, seu veículo percorrerá uma distância de 50 metros, ou seja, o tamanho de uma piscina olímpica inteira.



Se um motorista se distrair no trânsito por 3 segundos a 90 km por hora, o risco de sinistro (acidente) é infinitamente alto. Sinistros de trânsito a essa velocidade são quase que inevitáveis. É fundamental ressaltar o forte impacto e a violência de uma colisão a 90 km por hora.



Faça o teste, fechando os olhos por apenas 3 segundos. Perceba que esse tempo é muito para permanecer atrás de um volante com os olhos fechados. É como se o motorista estivesse dirigindo em cegueira total.



Infelizmente é isso que muitos motoristas fazem. Acidentes de trânsito acontecem muitas vezes por celular e direção, no entanto em muitos destes acidentes, inclusive com mortes, não há como provar que o motorista estava utilizando o celular enquanto dirigia. Sistemas de viva voz também são arriscados, pois fazem com que o motorista tire sua atenção do trânsito ao ouvir a conversa.



Falar ao celular ou enviar mensagens aumenta em até 400% a chance de ocorrer sinistros de trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo uma pequena olhadinha na tela pode ter consequências fatais, visto que ocasiona distração em três níveis: manual (quando o motorista tira a mão do volante, ao passo que as duas mãos deveriam estar comandando a direção), visual (quando o motorista desvia o olhar para o celular) e cognitiva (quando o motorista perde o foco, se distrai e consequentemente necessita de maior tempo de reação em qualquer decisão a ser tomada).



O motorista tem dificuldades, por exemplo, de manter o carro na pista e guardar distâncias seguras dos outros carros. Não é raro perceber um veículo a frente movimentando-se de forma estranha, muito devagar, saindo fora da pista, ou mesmo não percebendo a abertura do semáforo.



Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), o uso de celular na direção é a terceira causa de mortes no Brasil, ficando essa prática perigosa atrás apenas do uso de álcool X direção e velocidade. Além disso, o uso do celular ao volante não é perigoso apenas para os motoristas, os pedestres frequentemente são vítimas de atropelamentos por motoristas distraídos ao celular.



Será que uma mensagem é tão importante a ponto de uma pessoa correr o risco de ficar sequelada para o resto da vida, matar alguém no trânsito ou não estar mais nesse mundo? Afinal, quanto vale uma vida?



Ao longo do texto, não foi mencionada a palavra “multa” por dirigir falando ou teclando no celular, pois isso se paga, mas uma vida não é possível pagar.



Dicas para manter-se atento ao trânsito enquanto dirige:



? mantenha o aparelho desligado ou ative o modo silencioso enquanto dirige;



? caso não possa, coloque-o no banco traseiro, assim você não se distrairá olhando para o celular a cada mensagem ou notificação que chegar;



? se precisar atender a uma chamada ou ler/responder mensagens, pare o carro em local apropriado para fazê-lo;



? existem aplicativos que bloqueiam o recebimento de ligações ou mensagens enviadas ao condutor que estiver dirigindo. As pessoas que fizerem contato receberão mensagens automáticas como: “Estou dirigindo e para a minha segurança e de todos, respondo em breve”.



SÃO JOSÉ DOS PINHAIS APOIA A CAMPANHA VISÃO ZERO MORTES – NENHUMA MORTE NO TRÂNSITO É ACEITÁVEL.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais