Cerimônia de entrega do SAMU -192 é realizada em Curitiba
26-07-2004 21:35


Em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, autoridades locais e federais fizeram o lançamento do SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência que vai atender as cidades de Curitiba e São José dos Pinhais

Em cerimônia realizada no Palácio do Iguaçu na tarde de segunda-feira 26, o ministro da Saúde Humberto Costa, o governador Roberto Requião, o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim e o prefeito de Curitiba Cássio Taniguchi, inauguraram o SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que consiste em um novo sistema de atendimento com ambulâncias para emergências.
Em uma parceria entre o governo federal, o governo estadual e prefeituras, foi viabilizado este sistema que vai cobrir primeiramente as cidades de Curitiba e São José dos Pinhais, totalizando uma cobertura de 2 milhões de pessoas.
O SAMU é um serviço de assistência a saúde que funcionará através de uma central 24h que contará com um médico que avaliará as necessidades de cada chamada, encaminhando a ambulância ao local, e se for necessário, para uma unidade de saúde.
Para São José dos Pinhais, foram designadas 3 ambulâncias, sendo duas de suporte básico e uma de suporte avançado. Pra acionar o SAMU, basta ligar gratuitamente para 192.
O prefeito de São José dos Pinhais Luiz Carlos Setim, abriu a cerimônia e ressaltou a importância da parceria entre governo federal, estadual e prefeituras municipais. “ São José dos Pinhais, que vem dando exemplo para o Brasil, se destacando em áreas como a educação, infra-estrutura e qualidade de vida, agora com mais esta parceria, somos destaque também em se tratando de saúde, pois nossa comunidade vai poder contar com um serviço de saúde que se equipara com os mais modernos e avançados sistemas dos países de primeiro mundo” disse o prefeito.
O prefeito de Curitiba Cássio Taniguchi, também seguiu a mesma linha, e destacou as vantagens que este novo sistema vai trazer as Curitba e São José dos Pinhais.
O ministro da Saúde, Humberto Costa, mostrou muita satisfação em inaugurar o SAMU no Paraná, e destacou que aonde este serviço já vem sendo utilizado pelo país, é considerado um serviço de excelência, tanto pelas autoridades como pela comunidade.
Encerrando, o governador Roberto Requião atestou que programas como o SAMU trazem aos paranaenses um novo aliado para a saúde pública, e mostra que o governo federal também está marcado presença com estas parcerias no estado do Paraná.

Quando chamar o SAMU? – 192

Na ocorrência de problemas cardio- respiratórios
Em trabalhos de parto
Em casos de intoxicação, trauma e queimadura
Em crises hipertensivas
Em caso de acidentes com produtos perigosos
Na transferência de doentes de uma unidade hospitalar para outra



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais