Colégio Estadual Silveira da Motta é um prédio histórico do município tombado pelo COMPAC
16-07-2004 20:01



O Colégio Estadual Silveira da Motta faz parte de mais um dos imóveis tombados pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (COMPAC), através da Lei 04/96 conforme resolução de tombamento n° 001/2004. Este pedido de tombamento foi solicitado pela diretora geral da Instituição, Izaura Serratto, que consultou a COMPAC e o patrimônio estadual delegando ao município respectivo tombamento.
Dentre as escolas públicas existentes no município, a mais antiga é o Colégio Silveira da Motta, criado em 1908 como cadeira de instrução primária atendia somente alunos do sexo masculino. Em 1914, a escola passa a casa escolar e, em 1919, a grupo escolar.
Muitos foram os professores que se destacaram pela sua competência e dedicação nas primeiras décadas de funcionamento. Entre eles, Jorge Nascimento, Maria de Brito Piloto e Dolores Taborda Ribas.
O professor Jorge Nascimento, o primeiro normalista a lecionar no município, foi quem assumiu a direção do Silveira da Motta quando este passou a categoria de grupo escolar, e ele também introduziu o ensino noturno e alfabetização de adultos em São José dos Pinhais. Ainda no antigo grupo escolar, uma das mais lembradas professoras é Maria de Brito Piloto que se destacou pela habilidade e competência com que alfabetizava os alunos.
Em 23 de março de1945, tornou-se Estadual, já em 1955 é inaugurado o prédio atual, o qual localiza-se na Praça Getúlio Vargas, n °1123, e atualmente conta com 1.500 alunos e 83 funcionários. Desta maneira a construção arquitetônica do prédio ainda está sendo preservado.





Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais