Como se prevenir da Dengue e combater a proliferação do Aedes aegypti
23-11-2023 11:21

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, boa parte do país acaba tendo uma temporada de chuvas que propiciam um desenvolvimento maior do Aedes aegypti. O mosquito é responsável pela transmissão da Dengue (e também de outras doenças, como Zika, Chikungunya e Febre amarela urbana).

Segundo o Painel de Monitoramento de Arboviroses da Divisão de Epidemiologia, foram 476 casos de Dengue notificados em São José dos Pinhais ao longo de 2023. Desses, 85 notificações foram confirmadas. Além disso, o painel mostra que foram notificados 12 casos de Chikungunya e outros 5 casos de Zika.

Sabendo da importância do assunto, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde (Sems), realizou nesta quarta-feira (22), Dia Nacional de Combate à Dengue, uma ação de conscientização na Praça 8 de Janeiro.

Essa ação teve como objetivo alertar os munícipes sobre a importância de combater a proliferação do mosquito e, assim, evitar a dengue e demais doenças. A Sems distribuiu folders de orientação e disponibilizou brinquedo educativo para informar quem transitasse pelo local.

Aedes aegypti

O Aedes aegypti é menor do que os mosquitos comuns, possui listras brancas na cabeça, pernas e troncos. Ao contrário do que muitos pensam, as fêmeas não depositam seus ovos na água, mas acima da superfície.

Com a chuva, o nível da água sobe e entra em contato com os ovos, fazendo-os eclodirem. Após alguns dias, as larvas transformam-se em mosquitos e, quando infectados, transmitem as doenças para os cidadãos por meio da picada.

Como se prevenir

A eliminação dos criadouros é a única maneira de se evitar a proliferação dessas doenças. Por este motivo, é necessário ter os seguintes cuidados:

Evitar acúmulo de água parada em pneus, quintais, garrafas e pratos de plantas;

Manter as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Fechar bem o saco plástico;

Garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo;

Entulho e lixo devem ser descartados corretamente;

Manter as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos;

As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa d’água deve estar sempre bem tampada.

Sintomas

O mosquito é responsável pela transmissão de várias doenças. Fique atento aos sintomas!

Dengue:

Febre alta;

Dor no corpo e articulações;

Dor atrás dos olhos;

Mal estar;

Falta de apetite;

Dor de cabeça;

Manchas vermelhas no corpo.

Zika:

Febre baixa ou ausente;

Erupção avermelhada na pele;

Conjuntivite não purulenta;

Cefaleia, artralgia, astenia e mialgia;

Edema periarticular, linfonodomegalia.

Chikungunya:

Febre;

Dores intensas nas articulações;

Dor nas costas;

Dores pelo corpo;

Erupção avermelhada na pele;

Dor de cabeça;

Náuseas e vômitos;

Dor atrás dos olhos;

Dor de garganta;

Calafrios;

Diarreia e/ou dor abdominal (manifestações do trato gastrointestinal são mais presentes em crianças).

Febre amarela urbana:

Início súbito de febre;

Calafrios;

Dor de cabeça intensa;

Dores nas costas;

Dores no corpo em geral;

Náuseas e vômitos;

Fadiga e fraqueza.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais