Conheça o Programa Recicla São José
01-02-2024 13:57

O Programa Recicla São José é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) que visa promover ações de logística reversa de resíduos, garantindo que os materiais descartados pela população sejam reaproveitados. Além de evitar o desperdício, o Programa contribui para a preservação ambiental.

O Programa é composto pelos seguintes projetos:

Coleta Seletiva:

Incentiva e promove a separação do material reciclável do lixo comum. A coleta seletiva é realizada em toda a cidade, com caminhões que passam semanalmente nas residências, comércios e indústrias, recolhendo os resíduos separados pelos cidadãos.

Lembre-se:

Pilhas; baterias; resíduos perigosos em geral; lâmpadas fluorescentes; restos de tecidos; trapos; seringas; agulhas e medicamentos vencidos não devem ser encaminhados para a coleta seletiva. Já as radiografias (raio x); embalagens de remédio (caixas e blisters vazios) e isopor limpo são recicláveis, podendo assim ser destinados à coleta seletiva.

Coleta de resíduos eletrônicos:

É feita por meio dos ECOPONTOS, que são locais onde a população pode depositar os aparelhos eletrônicos que não têm mais utilidade, como celulares; computadores e televisão. Esses resíduos são encaminhados para empresas especializadas em reciclagem de componentes eletrônicos.

Associações de catadores de materiais recicláveis:

São as responsáveis pela triagem, separação e comercialização dos resíduos recicláveis coletados. No município, existem três associações inseridas no Programa: Moranguinho, Semente do Amanhã e Sociedade Unida. Essas associações recebem os materiais da coleta seletiva, do Programa Sacolão Verde (que troca resíduos recicláveis por alimentos), doações de empresas, condomínios e pessoas que levam os resíduos até os barracões.

Importância das associações

Com a venda dos resíduos que seriam descartados nos aterros sanitários, as associações de catadores de materiais recicláveis geram renda para, aproximadamente, 40 famílias participantes. Descontando os gastos mensais, o lucro é distribuído igualmente entre os associados, que dependem dessa atividade para se sustentar. Ao reduzir o volume de lixo na cidade, as associações contribuem para a preservação do meio ambiente.

Por meio das associações, em 2023, foram encaminhados para a indústria de reciclagem a quantidade de:

520 toneladas de papel;

350 toneladas de plástico;

200 toneladas de vidro;

100 toneladas de metal.

Destino dos itens encaminhados incorretamente para as associações

Os resíduos não recicláveis são coletados pelo município;

Resíduos perigosos são armazenados e coletados uma vez ao mês;

Pilhas e baterias são coletadas por servidores da Semma e encaminhados para a empresa Sete Ambiental (Green Eletron);

Lâmpadas são armazenadas e encaminhadas ao depósito da Secretaria de Educação (Semed). Uma vez ao ano, é realizada, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, a coleta estadual dessas lâmpadas;

Seringas, agulhas e medicamentos vencidos são destinados à coleta municipal dos resíduos da saúde.

Para saber mais sobre o Programa Recicla São José, entre em contato com a Semma pelo número (41) 3380-0500. Você também pode visitar os barracões das associações de catadores e conhecer o trabalho que eles realizam. Confira os endereços:

Associação Moranguinho

Localizada na Rua João Zarpelon, nº 745 – Costeira. O horário de funcionamento operacional é das 08h às 17h.

Com o objetivo de fortalecer os projetos desenvolvidos nas escolas e sensibilizar os alunos para a importância da separação de materiais recicláveis, a associação recebe visitas de crianças da rede municipal de ensino.

Associação Semente do Amanhã

Localizada na Rua Pedro Trevisan, nº 249 – Jardim Itália. O horário de funcionamento operacional é das 08h às 17h.

Associação Sociedade Unida

Localizada na Rua João Alves Ferreira, nº 662 – São Marcos. O horário de funcionamento operacional é das 08h às 17h.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais