Contratação de novos médicos aumenta mais de 20% os atendimentos no município
20-03-2009 12:05

São José dos Pinhais conta atualmente com praticamente a mesma estrutura na área da Saúde de quando o município tinha cem mil habitantes, cerca de um terço da população atual. Para aproximar a oferta de serviços da demanda existente, diversas ações foram elencadas pelo Plano de Gestão do prefeito Ivan Rodrigues. Entre elas, a contratação de mais oito médicos de família para atender quatro regiões: Borda do Campo, Moradias Trevisan, Riacho Doce e Guatupê.

Além do aumento no número de profissionais do quadro, o que já representaria um aumento de 22% no atendimento, passando de 23 mil consultas por mês para mais de 28 mil, o médico da família é o profissional que atende também mulheres, idosos e crianças. Resolvendo, portanto, os encaminhamentos que seriam feitos aos médicos ginecologista, geriatras e pediatras.

Atuando em conjunto com os trabalhos da Estratégia de Saúde da Família (ESF), antigo PSF, o papel destes médicos é também atuar de forma preventiva, o que reduz o número de urgências e emergências médicas.

Segundo o secretário de Saúde, Alan Cesar Diorio, para que São José dos Pinhais chegue ao nível ideal dos atendimentos, muitas medidas ainda são necessárias. Porém, gradativamente, é possível assegurar a população importantes melhorias. “Paralelo aos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela prefeitura, a conscientização das pessoas na prevenção das doenças é um fator muito importante. Se o indivíduo cuidar de sua saúde e procurar o médico precocemente o tratamento será sempre mais rápido e eficaz”, concluiu.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais