Covid-19: Alerta para o grande número de assintomáticos na cidade
06-08-2020 20:52

A Prefeitura de São José dos Pinhais realizou na quarta-feira (05) uma ação de testagem em massa da população para detectar infectados pelo Covid-19. A ação foi realizada no bairro Rio Pequeno devido à alta densidade demográfica do local, bem como grande número de denúncias e registro de aglomerações.



Dos 120 testes aplicados, onze deram positivo, sendo seis pessoas detectados IGG, ou seja tiveram a doença e desenvolveram anticorpos, e cinco pessoas foram detectadas IGM, ou seja estão na fase aguda da doença.



O que está chamando a atenção das autoridades sanitárias do município é que as onze pessoas relataram não sentir absolutamente nada, ou seja é grande o índice de infectados assintomáticos no bairro. Sendo assim, eles contraíram o vírus mas não tiveram qualquer reação no organismo, porém por um período estão com vírus ativo podendo ser transmitido para outras pessoas.



Da mesma forma que existe um percentual de assintomáticos na cidade, existe outra grande parcela da população suscetível a ação do vírus, principalmente os pertencentes ao grupo de risco, que se tiveram contato direto com uma dessas pessoas assintomáticas podem ter sido infectadas, correndo o risco de desenvolver a forma grave e mortal da doença.



Segundo a Secretaria de Saúde há moradores do bairro que desenvolveram a forma grave da doença e se encontram internados, o que fez com que a ação fosse realizada pada poder detectar portadores assintomáticos do vírus e com isso solicitar o isolamento domiciliar visando a contenção das transmissões.



Cuidados



Pessoas do grupo de risco devem manter o isolamento e evitar qualquer contato próximo com outros indivíduos. Se o convívio familiar é inevitável, quem precisa sair para trabalhar ou comprar o essencial tem que zelar por sua segurança e higiene para não contaminar quem está em casa.



Ao sinal de qualquer sintoma como tosse, febre, falta de ar, dores pelo corpo e dor de cabeça, perda de olfato e/ou paladar a população pode entrar no Portal da Prefeitura e realizar a triagem através do robô Laura. Também pode procurar a Unidade de Atendimento Avançado Rui Barbosa. Tendo suspeita de Covid-19 já se deve tomar cuidados em casa, mantendo distância dos demais membros da família, e obedecer todas as orientações das autoridades de saúde.



A Unidade de Atendimento Avançado Rui Barbosa atende 24 horas e está localizada na Avenida Rui Barbosa, 10471, bairro Bom Jesus, São José dos Pinhais.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais