Cozinha Brasil realiza curso para os moradores do Guatupê
18-10-2005 19:48

Autoridades presentes no evento

Mais de cem moradores da região do Guatupê, no município de São José dos Pinhais, estão participando, nesta semana, das aulas do programa Cozinha Brasil, desenvolvido pelo SESI e apoiado pela prefeitura municipal, através da Secretaria de Promoção Social e a Associação Comercial de São José dos Pinhais (ACIAP).

O programa realiza gratuitamente cursos de educação alimentar que são feitos em uma unidade móvel, da qual funciona em um caminhão itinerante projetado para ser uma cozinha didática, com armários, fechadura marítima e instalação elétrica capaz de alimentar geladeira, liquidificador, forno de microondas e televisor com DVD.

Os alunos, matriculados no Centro de Humana Helena Meister, além das aulas práticas também estão recebendo uma apostila com mais de cem receitas. Segundo Almir Gaspar Schenfeld, gerente de Unidade de Negócios SESI, o objetivo é ensinar as pessoas da comunidade a aproveitar de forma integral os alimentos, ajudando a combater o desperdício e possibilitando hábitos alimentares mais saudáveis, além de gerar lucros.

Durante a primeira aula, os alunos receberam a presença de diversas autoridades, entre elas, a primeira dama e secretária de Promoção Social Rita de Cássia Trevizan Meyer, o secretário de Educação, professor Imar Augusto, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Auro Luís, o presidente da ACIAP, Júlio Canestraro, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Victor Hogan e demais integrantes do SESI.
Para a secretária Rita Meyer o programa é de suma importância, pois possibilita realizar ao mesmo tempo uma culinária saudável e apetitosa, utilizando ingredientes básicos, inclusive aqueles que jogamos, erroneamente, no lixo como por exemplo a casca da melancia, da batata, entre outros.

Os secretários professor Imar e Auro Luis , juntamente com o presidente da ACIAP, Júlio e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Victor, também afirmaram a importância do programa e principalmente a participação da comunidade.

Boa aceitação

Aproveitando a ocasião, alguns moradores da comunidade relataram para as autoridades presentes, a alegria e satisfação que estão sentindo ao realizar este curso. Um exemplo foi do catador de papel, Luis Carlos Quadros, que disse estar muito incentivado a melhorar de vida e acredita que através do curso possa ter alguma oportunidade. “ Tenho cinco filhos para criar e agradeço muito por estar aqui hoje realizando este curso”, afirma Quadros. Já a moradora Hilda Godinho também demonstrou sua satisfação. “

Através de cursos como estes que hoje tenho como sobreviver. Sou muito grata pelo apoio que a prefeitura vem dando a nossa comunidade”, conclui ela.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais