Cuidar e Educar
26-08-2004 20:25

Uma prática constante nos Centros Municipais de Educação Infantil

Quando se fala em Educação para crianças de 0 e 6 anos, o que se espera? Apenas um espaço onde as mães possam deixá-las para trabalhar? Ou um lugar onde a criança sinta-se livre para expor suas emoções, construir hipóteses sobre o mundo e elaborar sua própria identidade? A resposta deve estar clara.
Partindo, assim, deste contexto, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São José dos Pinhais desenvolve, nos Centros Municipais de Educação Infantil, uma proposta pedagógica inovadora. Apoiada nos quatro pilares da Educação, que são: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, a Educação Infantil Municipal busca auxiliar a criança a aumentar sua capacidade de intervir na sociedade. Para tanto, utiliza-se o trabalho pedagógico sistemático, que é a prática do cuidar e educar, visando sempre o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando, assim, a ação da família e da sociedade.
Desde que assumiu a responsabilidade pela Educação Infantil, em 2001, a Semed procura reduzir a idéia de que a criança de 0 a 6 anos precisa apenas satisfazer suas necessidades básicas de sobrevivência. “A criança é sujeito de direito, seja no âmbito social, físico, afetivo ou cognitivo”, assegura a diretora do Departamento de Educação Infantil da Semed, Iara Varela.
Segundo ela, a integração da tarefa de cuidar e educar é efetivada através da elaboração de projetos interdisciplinares, levantamento de necessidades educacionais específicas, planejamentos e assessoramentos coletivos com educadoras, organização dos ambientes em espaços de aprendizagem e articulação da unidade de ensino com as famílias. “Esta aproximação com a família facilita a prática do cuidar e educar, principalmente com a colaboração de muitos pais, que entenderam a importância de deixar seus filhos nos Centros apenas por meio período, abrindo, assim, mais vagas para outras crianças”, afirma Iara.
Atualmente, São José dos Pinhais conta com 29 Centros Municipais de Educação Infantil, espalhados por vários bairros. O número de crianças atendidas ultrapassa os seis mil ; três vezes maior do que em 2001. O encaminhamento pedagógico desenvolvido nesta primeira infância, enfoca situações de aprendizagem que privilegiam o pensar da criança, o estabelecimento de vínculos afetivos, o fortalecimento de sua auto-estima, o desenvolvimento de sua autonomia e a percepção de suas limitações. “Para isso, utilizamos diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita), respeitando sempre as diversidades, enfim, buscamos fazer com que a criança perceba-se cada vez mais como integrante dependente e agente transformador do meio, numa sociedade democrática participante e em constante mudança”, completa o secretário municipal da Educação, Engelbert Schlögel.
Entre os diversos projetos desenvolvidos nos Centros de Educação Infantil, dois deles merecem especial destaque por seus visíveis e positivos resultados.
O primeiro deles é o Programa de Contra-Turno. Através dele, a criança que permanece em período integral nos Centros tem a liberdade de, em um dos períodos, escolher suas atividades lúdicas. “É como se ela estivesse em sua própria casa”, acredita Iara Varela.
Outro programa de destaque é a Colônia de Férias, criado para auxiliar mães que não têm onde deixar seus filhos durante o período de férias escolares. Realizado nos meses de janeiro e julho, este programa busca fazer com que a criança viva alegremente os dias de férias. São passeios a parques, piqueniques, brincadeiras livres, acantonamento e outras, que fazem as crianças se lançarem encorajadas a um mundo diferente de brincadeiras. Neste momento, o Centro de Educação Infantil torna-se apenas um ponto de referência para a chegada e saída, transformando-se num espaço para que a criança, juntamente com os educadores, divirta-se, distraia-se, alegre-se com a liberdade de ser verdadeiramente “criança de direitos”.
Com estes programas, as mães são-joseenses têm a segurança de deixar seus filhos num espaço onde o lúdico e o pedagógico atingem lugar de destaque, respeitando, assim, o processo de formação da cidadania da criança de 0 a 6 anos.





Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais