Dentistas desenvolvem ações para prevenir a cárie no município
05-03-2009 05:00

A maioria das crianças da Faxina apresenta um alto risco a cárie. Este foi o diagnóstico realizado pela equipe de Odontologia que desenvolve um trabalho de prevenção na área de saúde bucal no município de SãoJosé dos Pinhais. O levantamento da situação desta localidade aconteceu durante atividades desenvolvidas com alunos que frequentam a Escola Rural Municipal Divahe da Cruz Ulrich.


"Vai muito além da atividade pedagógica. E quando envolvemos o lado social, a prevenção, estamos reduzindo inúmeros problemas que poderiam afetar o crescimento saudável dessas crianças", comentou a professora Vanessa Maria Guiotto, diretora do estabelecimento, ao avaliar o impacto da ação implementada por profissionais da saúde. De acordo com a coordenação das atividades, o trabalho é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar e segue um programa que tem por objetivo assegurar uma vida saudável a todos os cidadãos.


"Esse diagnóstico fornece um quadro real da situação das crianças e, em conjunto com os dentistas do posto, já estamos definindo ações para combater as cáries e evitar outros problemas", explica a doutora Ana Karina Franco que trabalha junto com a doutora Camille Trivisan Alberti Branco na equipe de prevenção. Elas destacam que consideram importante o diagnóstico, mas que a ênfase sempre está na prevenção. Desta forma, durante as atividades as crianças recebem noções de escovação e informações sobre todos os problemas que podem enfrentar caso não sigam as regras básicas de higiene. Tudo acontece num clima lúdico, em meio a brincadeiras que estimula desde a pintura de desenhos até jogos de memória. Num outro ambiente, os profissionais falam com os pais das crianças. Neste dia, na Faxina, o evento reuniu
um grupo de mães.

Perda dos dentes

Ariadne Andréa Guimarães, mãe de Antony Kauan (2 anos) e Ana Beatriz (11 anos), conta que os filhos nunca tiveram nenhum problema dentário. "Essa é uma questão que acompanho de perto. Mas com as orientações corretas, as crianças seguem o que é pedido e evitam sofrer qualquer
tipo de problema", comenta. Antony, preocupado em escolher a cor da nova escova que está sendo entregue pela técnica, e Ana Beatriz, animada com as brincadeiras, confirmam o que a mãe diz. "Nunca tivecárie", informa a menina.


Com o mesmo orgulho, as alunas Ketlin Natanael de Oliveira (6 anos) e Mônica Celusniak Ivankio (7 anos), falam sobre os cuidados que devem ser seguidos: "Temos que escovar os dentes depois do café; na hora do almoço; após o jantar; e sempre que fazemos um lanche". Os odontólogos que participam do programa lembram que a cárie pode levar a perda dos dentes e uma série de outras doenças. O programa inclui, ainda, orientações para os adultos que utilizam próteses. Entre os cuidados básicos que devem ser seguidos por todos, estão as visitas periódicas ao dentista e as práticas cotidianas de higiene - começando pela escolha correta da escova e suas formas de uso; incluindo as aplicações de flúor. Neste ano, o trabalho de prevenção desenvolvido no município de São José dos Pinhais deve ser ampliado com novas ações educativas em escolas e postos de saúde.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais