Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação realiza oficina sobre reciclagem e educação
13-06-2007 20:05

O reaproveitamento de matérias recicláveis foi um dos temas abordados durante a oficina

Reutilizar, reduzir e reciclar. Este é o tema da oficina “País Tropical numa visão interdisciplinar”, que está sendo realizada pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação de São José dos Pinhais durante toda esta quarta-feira (13), na Usina de Conhecimento. O objetivo do curso é capacitar professoras de salas de recurso e classes especiais a transformar o lixo em ferramentas para a alfabetização.

A oficina ministrada pelas coordenadoras de Educação Especial Edna Rosa, Daniele Campos e Célia Regina Novak busca despertar a criatividade das professoras, para elaboração de aulas mais dinâmicas e interativas, com aplicação nas diversas áreas do conhecimento.

Segundo as coordenadoras do curso, mais de 50% do lixo que produzimos pode ser reaproveitado. “Basta um pouco de criatividade e imaginação para que garrafas pets, caixa de ovos, restos de papel e várias outras coisas que antes eram lixo se transformem em material de ensino”, explica uma das coordenadoras.
As professoras que participam da oficina devem apreender a desenvolver atividades a partir da reciclagem e aplicá-las ao dia-a-dia dos alunos. Além disso, este material também deve ser utilizado em salas recurso, que são espaços onde crianças com dificuldades podem desenvolver atividades de apoio em contra turno.

Neste programa, as professoras participaram de atividades práticas, aonde vão produzir bonecos, flores e jogos educativos a partir do lixo. Estas atividades devem ser repassadas diretamente aos alunos para que possam também desenvolver em sala tudo aquilo que as professoras aprenderam na oficina. De acordo com Célia Regina Novak, as crianças precisam de estímulo para apreender. “As crianças aprendem melhor quando desenvolvem atividade prática,” comenta. Além disso, as atividades que envolvem reciclagem despertam nas crianças a importância de preservar o meio ambiente.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais