Dia Mundial do Braille
05-01-2023 21:14

Na última quarta-feira (04), foi celebrado o Dia Mundial do Braille. Fundado em 1852 pelo francês Louis Braille, o sistema, um código de escrita em relevo, possibilita que pessoas cegas ou com alguma deficiência visual tenham acesso à leitura por meio do tato.



Em São José dos Pinhais o Braille é oferecido no CEMAEE Anne Sullivan para alunos cegos e de baixa visão – atualmente 26 alunos se beneficiam da leitura e escrita em Braille na unidade.



“O trabalho realizado com o Braille, assim como todas as atividades desenvolvidas no CEMAEE, são fundamentais para uma educação mais inclusiva e acessível”, explica a diretora do Departamento de Educação Especial, Clicie Cancelier.



O Braille é uma linguagem universal e está presente em diversos locais. Além de livros, revistas e publicações, é possível encontrar informações escritas em Braille nos elevadores, cardápios de restaurantes, placas, entre outros.



Na Educação do município há mais de 30 anos, o CEMAEE Anne Sullivan atua com atendimentos especializados para estudantes da rede de ensino e também para a população em geral.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais