Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
19-05-2023 12:21

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei nº 9.970/2000 e faz alusão à menina Araceli Crespo. Com apenas 08 anos de idade, Araceli foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.



Na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Núcleo de Direitos da Criança e Adolescente e Inclusão – NUDCAI é o elo entre as unidades educacionais, os estudantes e a Rede de Proteção, que envolve os Equipamentos Municipais, Conselhos Tutelares, o Ministério Público e as Forças de Segurança do município e do Estado.



Durante o mês de maio, o NUDCAI reforça a conscientização junto aos profissionais da rede de educação municipal para ações de prevenção e constatação de sinais de possíveis casos de exploração e abusos sexuais contra crianças. Foi disponibilizado em plataforma online materiais pedagógicos para abordagem do tema e panfletos informativos direcionados às famílias.



As estimativas apontam que cerca de 86% dos autores de violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes são pessoas de convivência das vítimas e 73% dos casos ocorrem na casa da própria vítima ou do suspeito. Porém, apenas 10% desses crimes são denunciados, deixando uma lacuna muito grande entre o crime e a punição.



Entre os materiais disponibilizados, está o “Manual de Revelação Espontânea”, que dá aos profissionais o passo a passo a ser seguido quando a criança ou adolescente aborda um profissional e relata espontaneamente que foi ou está sendo vítima de violência ou presenciou algum ato de violência. Essa abordagem pode acontecer na Escola ou CMEI, devido ao vínculo de confiança entre os estudantes e professores.



Também será distribuído às unidades de ensino o livro ilustrado “O Segredo da Tartanina”, uma história lúdica que conta, de forma educativa, situações comuns nos casos de abusos e que gera ao final o despertar em compartilhar experiências vivenciadas, contribuindo assim para a revelação de possíveis casos de abuso.



De autoria das psicólogas Alessandra Rocha Santos Silva, Sheila Maria Prato Soma e Cristina Fukumori Watarai, o material está na segunda edição, lançada em 2021 pela editora Vila Crescente, sendo essa edição totalmente revisada e revisitada após 10 anos do lançamento original. “Não podemos negar que a grande dificuldade na divulgação de um livro como este está no seu próprio tema. Infelizmente, o abuso sexual ainda é taxado como tabu em nossa sociedade, e o simples falar no assunto é capaz de gerar repulsa, quando não horror, nos que ouvem”, destacam as autoras na apresentação do material aos leitores adultos.



A coordenadora do NUDCAI, Sandy Dias, explica como as ações impactam o dia-a-dia nas unidades de ensino do município. “A escola ou CMEI se tornam protagonistas na abordagem desse tema tão complexo, pois o papel educativo possibilita o desenvolvimento de ações para a conscientização das crianças, promovendo a prevenção. Além disso, é o local onde se estabelecem relações afetivas, fora do ambiente familiar, se tornando um espaço acolhedor para possíveis revelações.”



“Todos somos responsáveis pela proteção das nossas crianças e adolescentes e é por isso que a SEMED não mede esforços na qualificação dos profissionais da nossa rede e trabalha em conjunto com os demais órgãos de proteção, para garantir que os direitos sejam assegurados”, destacou o secretário de Educação, Aldrian Matoso.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais