Em São José dos Pinhais Secretaria da Agricultura supera as expectativas
16-08-2004 21:03

Para cumprir mais uma etapa do Plano de Governo 2001/2004 de São José dos Pinhais, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento vem superando todas as expectativas previstas pela administração para a área agropecuária nos últimos anos. Como exemplo disso, podemos citar os programas desenvolvidos pela Prefeitura que vem dando certo e os que estão em andamento para uma conclusão bem sucedida.
Dentre os programas já concluídos estão: Incentivo à agricultura orgânica; programa de fruticultura; programa de conservação de solos, com mecanização e fornecimento de calcário através da análise de solo; ampliação da “Patrulha Mecanizada”; construção de um secador de cereais na Faxina; instalações de filiais do “Armazém da Família”; feiras livres do produtor e do peixe vivo e a ampliação do “Sacolão Verde”.
Entretanto, além dessas tarefas, outros programas fazem parte do Plano de Governo definido pelo prefeito Luiz Carlos Setim, como é o caso do programa de revitalização da bovinocultura leiteira, a implantação de um programa de incentivo à produção e beneficiamento de ervas medicinais, além do incentivo à agroindústria na região de Castelhanos, visando o aproveitamento da produção de bananas e palmitos.
Mas as ações não param por aí. A Secretaria da Agricultura e Abastecimento implantou nesses anos de trabalho, novos programas que não estavam previstos inicialmente, mas que estão sendo concluídos com eficiência, como o “Verde Vida”, que consiste na orientação técnica e apoio no fornecimento de mudas e insumos para implantação de hortas comunitárias.
A Administração do prefeito Luiz Carlos Setim também vem desenvolvendo o programa de incentivo ao consumo de verduras, frutas, legumes e ervas aromáticas e medicinais; a formalização de parcerias com o Banco do Brasil e entidades afins; a criação do Proata (Programa de Assistência Técnica Agropecuária) e a aquisição e instalação de câmara fria para atendimento aos produtores de frutas e verduras.
Segundo o secretário Joel Renê Freire, “estes programas e atividades desenvolvidas no inicio da gestão são ações executadas para beneficiar tanto o produtor rural quanto à comunidade”, ressalta. “O que seria da população urbana se não fosse o homem do campo?”, indaga o secretário, lembrando que todas as riquezas do mundo não teriam valor se não fosse o tão valioso e imprescindível alimento produzido na terra.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais