Encontro Municipal de Educação Infantil
12-12-2003 20:32



Na Câmara de Vereadores, representantes municipais e estaduais discutiram temas relevantes, apontando caminhos práticos e soluções viáveis à Educação Infantil

O plenário da Câmara Municipal foi palco para o I Encontro Municipal de Educação Infantil, que aconteceu no último dia 08 e reuniu representantes municipais, entre eles o prefeito Setim e o presidente do Legislativo, Cezar Franco, e estaduais, como o deputado estadual Pedro Ivo Ikiv, que defende práticas e políticas de ações para a educação infantil. O encontro buscou demonstrar a atual situação da educação infantil em São José dos Pinhais, bem como discutir alternativas que venham a somar pontos nesta caminhada.
O ponto relevante deste encontro, além das discussões, foi a participação de crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil. Durante os últimos meses, elas estiveram visitando diversas Secretarias e setores da Prefeitura, elaborando um significativo trabalho de pesquisa. No evento, elas puderam contar o que viram, o que mais gostaram e ainda tiveram a liberdade de fazer perguntas diretamente ao prefeito Setim. Foi a Administração Pública na \"Visão da Criança\". \"É ótimo que a criança esteja presente em acontecimentos sociais, principalmente este, que a tem como personagem principal. Sua participação colabora para a conscientização da cidadania\", afirmou Gisele Souza, especialista em Educação Infantil.
Depois de uma apresentação cultural pelos alunos do CMEI João Paulo II, Iara Finger Varela, diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, fez um breve diagnóstico da Educação Infantil em São José, lembrando que, a partir de 2001, quando esta passou a incorporar o Sistema Municipal de Educação, foram atendidas mais de 5.700 crianças. Houve também a construção de mais Centros e a ampliação de muitos dos já existentes. \"Sabemos que a demanda ainda é maior do que procura, porém, estamos fazendo muito para que mais crianças possam se beneficiar da educação para a primeira infância\", confirmou Iara.
QUALIDADE DE ENSINO
Para o secretário da Educação, Engelbert Schlögel, o objetivo é aumentar o número de vagas, com a construção de novos centros, e aumentar também a qualidade do ensino. \"Nossos profissionais estão cada vez mais capacitados, seguindo uma proposta pedagógica adequada, tendo total assessoramento de nossas pedagogas e buscando sempre aproximar e envolver as famílias com as atividades desenvolvidas\", assegurou o secretário. O prefeito confirmou que a educação infantil é um dos setores que mais progrediram nos últimos anos. \"Nossa educação tem potencialidade e influência para ser exemplo\", afirmou Setim, lembrando ainda que o grande desafio municipal é atender, até o final de sua gestão, 7.000 crianças.
Durante a mesa redonda \'Políticas Públicas da Educação Infantil\', da qual participaram o secretário Engelbert Schlögel, a diretora Iara Varela, a presidente da APMI, Neide Setim, a diretora da Editora Base, Oralda Adur de Souza, o deputado estadual Pedro Ivo IIkiv e a especialista em educação infantil Gisele Souza, foram discutidos temas de relevância para as políticas públicas na educação infantil, buscando caminhos e soluções para o progresso da educação infantil em São José dos Pinhais.
Dentre estes, acredita-se que uma maior compreensão e contribuição consciente da comunidade sejam pontos fortes para as melhorias, já que muitos são os casos de mães que apresentam atestados falsos de trabalho, tomando o lugar de crianças que realmente não têm com quem ficar durante o dia. \"Para atendermos a demanda será preciso também sinceridade e colaboração da comunidade\", pediu Iara, lembrando que a legislação não obriga os municípios a oferecerem a educação infantil a toda demanda manifesta, sendo este um dever do Estado.
Os Centros Municipais de Educação Infantil em São José dos Pinhais têm como finalidade o trabalho pedagógico sistemático, que é a prática do cuidar e educar, visando o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, de acordo com o que rege a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996). Buscando auxiliar as crianças a aumentar sua capacidade de intervir na sociedade, os centros apóiam-se nos quatro pilares da educação, que são: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais