End Polio Now de São José dos Pinhais realizou aplicação de 275 doses de vacina contra a poliomielite
26-10-2022 12:16

No último domingo (23), no Parque São José, aconteceu o End Polio Now, um evento realizado pela Prefeitura de São José dos Pinhais e Rotary Club Distrito 4730, que incentivou a prática de exercícios físicos como instrumento de prevenção de doenças.



O End Polio Now proporcionou um entretenimento familiar, que foi além da busca pelo bem-estar, promovendo de alguma forma a conscientização da comunidade no combate à poliomielite. Durante o evento foram aplicadas 275 doses da Vacina Poliomielite Oral, sendo 64 para crianças de um ano, 79 de 2 (dois) anos, 89 de 3 (três) anos e 43 de 4 (quatro) anos. A cobertura de vacinação contra a doença em São José dos Pinhais chegou a 55.07%.



Participaram da ação a prefeita Nina Singer, a secretária de Saúde, Giuvana Casagrande, o secretário de Governo, João Cordeiro, o secretário de Segurança, Jefferson de Souza, o secretário de Educação, Aldrian Matoso, o vice-governador do Rotary Club Distrito 4730, Hiroaki Mindorikawa, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Robson Jamaica, demais autoridades, servidores e população.



Poliomielite



A poliomielite, comumente chamada de pólio, é uma doença altamente contagiosa causada pelo poliovírus selvagem (PVS) e afeta principalmente crianças com menos de 5 anosde idade. Em 1 a 200 casos, o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços. As sequelas acompanham a pessoa a vida inteira. 



Desde 1989, o Brasil não detectava casos da pólio, mas recentemente um caso da doença foi registrado no Norte do país. Em 1994, o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do PVS.  Com a baixa procura da vacinação contra a poliomielite, a doença está voltando a contaminar crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e que não foram vacinadas.



O poliovírus selvagem é um vírus mutante, que pode sofrer variações quando a pessoa infectada não possui nenhum tipo de proteção vacinal. Embora não haja cura, a infecção pode ser prevenida por imunizantes que atuam contra os três tipos da doença.



O Ministério da Saúde reforça que a multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Faça sua parte e leve crianças e jovens para vacinar contra a poliomielite e demais vacinas do esquema vacinal nacional.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais