Equipe de São José dos Pinhais vai disputar o Campeonato Brasileiro de Basquetebol
06-01-2005 19:43

A equipe do São José dos Pinhais/Keltec será composta por 18 jogadores, entre os quais sete oriundos das escolinhas de base da Cidade

Parceria da Prefeitura com a iniciativa privada vai proporcionar a participação de uma equipe são-joseense no Campeonato Brasileiro de Basquetebol Masculino de 2005. O empresário Manuel Cevallos apresentou, ontem, ao secretário de Esporte e Lazer, Amarildo Rosa, a equipe São José dos Pinhais/Keltek, campeã paranaense de 2004, que estréia já no próximo dia 23, às 12h, em Uberlândia. A primeira partida no Centro de Excelência do Basquetebol acontecerá uma semana depois, no mesmo horário, contra a equipe da Ulbra, do Rio Grande do Sul.
A participação são-joseense na competição nacional, que terá cobertura ao vivo pela televisão fechada, foi conquistada nas quadras, quando a equipe, jogando com o nome de Petrocrystal, venceu os times de Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. Agora, com nova denominação, o São José dos Pinhais/Keltek vai disputar com outras 15 agremiações, entre as quais a do Joinville, de Santa Catarina; Telemar e Macaé, do Rio de Janeiro; Uberlândia, de Minas Gerais; e Londrina, do Paraná, todas já com grande tradição no esporte.
Manuel Cevallos, que tem um filho jogando na equipe, o Júnior, é peruano, já morou em vários países e atualmente está radicado em Curitiba. Junto com a equipe de basquete, também pretende trazer para São José dos Pinhais suas empresas (entre as quais a Expoglobe International Inc, fabricante de autopeças e aditivos), com uma expectativa de ficar pelo menos entre os oito primeiros classificados. “São José dos Pinhais é uma cidade para o basquete”, disse ele, que pretende desenvolver outros programas sociais em parceria com a Prefeitura.
Amarildo Rosa disse que pesou bastante na decisão do empresário o fato de São José dos Pinhais já ter uma grande tradição no basquete feminino, com a conquista de títulos nacionais pela equipe então coordenada pela ex-jogadora Hortência, a Paraná Basquete. O secretário lembra que um dos destaques da nova equipe é o jogador são-joseense Diego, que começou a carreira treinando nas escolinhas de basquete que funcionam no Ginásio Ney Braga, há oito anos.
Dezenove anos, 2,05 metros, Diego começou a jogar aos 11. Como profissional, passou por equipes de Blumenau e Castro e já foi campeão paranaense das categorias Juvenil e Adulto. Ontem, durante a apresentação e treino na quadra onde aprendeu a jogar, ele disse que espera muito desta competição. Mais otimista que o próprio empresário empreendedor, acredita que a equipe, a ser treinada por Jean Carlos Oliveira da Silva, pode ficar entre as três primeiras do campeonato. Em São José dos Pinhais, os ingressos custarão R$ 2,00.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais