Exemplo de transparência pública
14-04-2005 14:19

Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2006 contou com a participação de autoridades, funcionários públicos e comunidade são-joseense

Planejamento das contas públicas em São José dos Pinhais tem participação popular

Mostrando desde o início da sua gestão transparência nas contas públicas, o prefeito Leopoldo Meyer, ao lado do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Giovani de Souza, e equipe, realizaram na terça-feira, 12 de abril, no Salão de Atos, Audiência Pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO, para o exercício de 2006.
O objetivo dessa audiência foi conversar a respeito da elaboração e execução do Plano Plurianual, PPA, que tem duração de quatro anos e começa a vigorar a partir de 2006; a LDO/2006, organização das receitas e despesas para o próximo ano; e a Lei Orçamentária Anual, LOA, que objetiva concretizar as metas propostas pela LDO.
Durante abertura da audiência, o secretário Giovani de Souza enfatizou a importância da participação popular. O secretário lembrou a criação do Comitê que elaborará o orçamento conforme a necessidade de cada Secretaria para se adequar aos Programas de Governo do prefeito Leopoldo Meyer, e a dificuldade em “fazer bastante gastando pouco, tudo dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Assis Manoel Pereira, ressaltou a participação da sociedade nas ações da administração, a elaboração dos Planos de Governo enfocados nas necessidades da população e a futura satisfação em aprovar os projetos do Executivo na Câmara. O vice-prefeito Toninho da Farmácia lembrou que a audiência era complexa e técnica por se tratar de orçamento. Toninho falou que a administração pública deve saber “administrar o orçamento para administrar com qualidade”.
O prefeito Leopoldo Meyer falou da preocupação em se administrar o orçamento com a participação da população. “Iremos realizar um orçamento com a cara da atual gestão, atendendo as sugestões da comunidade”. Meyer também lembrou a proximidade da administração com a população no carnê do IPTU 2005, “sugestão que fiz quando fui vereador. Essas propostas da comunidade são importantes para podermos investir nas principais prioridades de cada região”.
A audiência prosseguiu com as Secretarias mostrando as suas principais propostas administrativas, propostas essas que foram debatidas entre os presentes. Estão programadas para esse ano outras audiências públicas para discutir o orçamento municipal.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais