Fiscalização conjunta coíbe parcelamento irregular na área rural de São José dos Pinhais
25-10-2023 14:04

Recentemente, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do Departamento de Gestão Urbana da Secretaria de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt), conduziu uma operação de fiscalização que coibiu um parcelamento irregular na área rural do município. A ação foi possível graças a uma parceria entre a Divisão de Fiscalização da Guarda Municipal (GM-SJP) e a Procuradoria Geral do Município (PGM).

Após uma minuciosa vistoria realizada pelas equipes mencionadas, uma Ação Civil Pública foi ajuizada, concedendo Tutela Antecipada em favor do Município. Esta decisão judicial determinou o desmantelamento de todas as estruturas presentes no local, incluindo cercas e casas, bem como a imediata suspensão de anúncios e venda de lotes.

A razão para essa ação encontra-se no fato de que os lotes em questão eram anunciados e comercializados com metragens inferiores ao mínimo de 20 mil metros quadrados estipulado pela legislação para áreas rurais.

O parcelamento irregular de terras na área rural acarreta graves consequências, tanto financeiras para os compradores quanto ambientais. Além disso, a administração pública ressalta seu compromisso em assegurar o interesse público através da aplicação das leis, combatendo práticas ilegais que visam apenas ao lucro particular.

“Essa é mais uma ação da administração pública em prol da comunidade, fazendo prevalecer o interesse público por meio do cumprimento legal em detrimento ao lucro ilícito do particular. Inclusive, há a possibilidade de responsabilização penal para aqueles que praticam o parcelamento irregular”, enfatiza o secretário da Semutt, Lucas Pigatto.

A Prefeitura de São José dos Pinhais faz um alerta aos futuros compradores de terras na região: é essencial realizar uma pesquisa detalhada sobre a propriedade antes de efetivar a compra. Para esclarecer dúvidas e garantir que todas as transações estejam em conformidade com a legislação vigente, os interessados podem procurar a Semutt e sanar dúvidas evitando o envolvimento em transações irregulares que podem resultar em prejuízos financeiros e danos ao meio ambiente.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais