Formação sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)
12-08-2022 12:06

A Secretaria de Educação (SEMED) de São José dos Pinhais, por meio do Departamento de Educação Especial iniciou nesta quarta-feira (10) mais uma formação continuada sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).



O objetivo dessa ação é qualificar cada vez mais os profissionais de ensino da rede municipal. Conduzido pela Professora Doutora – Viviane de Leon, que é psicopedagoga, Mestre e Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Advanced Consultant TEACCH pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o “Ensino Estruturado – TEACCH” foi o tema do encontro, que contou com professores, pedagogos e diretores de unidades educacionais do município.



O TEACCH é o Tratamento e Educação para Crianças com Autismo ou Desordens Relacionadas à Comunicação, com técnicas e protocolos de intervenção em TEA. “Com profissionais cada vez mais preparados e o apoio aos que atuam no processo de aprendizagem dos alunos é possível minimizar os problemas e melhorar ainda mais os atendimentos. Sinto-me lisonjeada em participar deste momento”, destacou Viviane.



 Para o secretário municipal de Educação – Aldrian Matoso, a qualificação profissional é uma das prioridades da Educação. “Investir em conhecimento e ter profissionais atualizados é primordial para a excelência do ensino e no atendimento especializado às nossas crianças, principal razão do nosso trabalho”, explicou o secretário.



“Estamos felizes de contar com uma profissional que é pioneira e referência neste método. O conhecimento é fundamental para que possamos pensar em práticas pedagógicas mais inclusivas e que possam atender as necessidades educacionais específicas das nossas crianças” falou Clicie Cancelier, diretora da Educação Especial da Secretaria de Educação.



Segundo a SEMED ainda estão previstos mais quatro encontros para abordar o tema, reunindo diferentes grupos de servidores.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais